Jovem morre depois de saltar em Queda Livre Depois do acidente no Parque de Exposi?es, brinquedos s?o desativados. Pol?cia interroga funcion?rios presos em flagrante

Fernanda Leonel
Rep?rter
18/05/2007

Na madrugada desta sexta-feira, dia 18 de maio, um acidente no Parque de Exposi?es matou uma jovem de 19 anos. Tamyris Leite da Silva (foto) morreu ao saltar de um dos brinquedos da ?rea de esportes radicais da Festa Country, chamado "Queda Livre".

De acordo com o site oficial da festa, o brinquedo (na foto abaixo) ? um sistema m?vel que permite saltos livres, sem el?sticos ou p?ra-quedas. O usu?rio sobe em uma plataforma e ? levantado por aproximadamente 60 metros, por um guindaste. Depois ? lan?ado em queda-livre e cai em um "quadrado" de redes flex?veis a 20 metros do ch?o".

Tamyris estava acompanhada de mais dois amigos, que saltariam depois dela. Tamb?m no entorno do brinquedo estava o namorado que filmava a namorada enquanto se preparava para o salto, e a tia, V?nia Robalo Carneiro, que acompanhava a garoto enquanto a m?e e a irm? de 12 anos foram assistir aos primeiros momentos do show da cantora Ivete Sangalo.

As causas do acidente ainda est?o sendo investigadas e a Pol?cia Civil ouviu na tarde desta sexta-feira, os dois funcion?rios da empresa respons?veis pelos brinquedos, a Maxtreme. Os dois foram presos em flagrante logo ap?s o incidente e podem ser indiciados por homic?dio culposo, sem a inten??o de matar.

H? ind?cios de que a rede de prote??o falhou, j? que esta deveria subir antes do momento da queda-livre de Tamyris. Segundo informa?es dos barraqueiros que trabalhavam na regi?o pr?xima do acidente, de seguran?as que estavam no local no momento e tamb?m da tia da jovem, que acompanhava a estudante, foi exatamente isso que aconteceu.

Ao cair em queda-livre, Tamyris teria ficado sem a prote??o da rede. Um dos amigos da jovem, que assistia a colega de faculdade e que foi o primeiro do grupo a pular, afirmou que Tamyris caiu dos 60 metros de altura praticamente direto ao ch?o.

A jovem morreu no local, mas mesmo assim chegou a ser levada para o Hospital de Pronto Socorro. O corpo foi encaminhado ao Instituto M?dico Legal, que, at? o fechamento desta mat?ria, n?o havia divulgado o laudo m?dico da morte de Tamyris.

O enterro da jovem de 19 anos acontece no cemit?rio Parque da Saudade, a partir de 16h30. Durante toda a tarde, o corpo foi velado por amigos e parentes e tamb?m por pessoas desconhecidas que se solidarizaram com a hist?ria da madrugada desta sexta.

Interdi??o

Por volta de 7h desta sexta-feira, a empresa contratada pela organiza??o da Festa Country para a ?rea de esportes radicais durante a festa j? havia desmontado todos os brinquedos dispon?veis no evento. At? as 10h, tudo j? estava guardado no caminh?o de transportes da Maxtreme.

S? sobrou mesmo o guindaste que levou a estudante at? o ponto alto do brinquedo necess?rio para a queda-livre. O caminh?o com o suporte precisa ficar no local at? que as investiga?es da Pol?cia Civil sejam conclu?das e que as causas do acidente fiquem esclarecidas.

Na tarde desta sexta, a equipe de reportagem da ACESSA.com foi at? o local mas n?o encontrou nenhum representante da empresa no Parque de Exposi?es. O advogado da Maxtreme informou que a empresa vai colaborar com as investiga?es e que se compromete em apurar todas as responsabilidades do acidente.

Responsabilidade

Segundo a assessoria de imprensa da Maxtreme, o brinquedo tem cinco anos de uso e sua licen?a ? renovada anualmente. O queda livre utilizado na festa estava credenciado no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) de Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros tamb?m confirmou que o "Queda Livre" passou por inspe?es antes de ser utilizado.

O brinquedo funcionava desde as 16h30 da quinta, dia 17. Na nota oficial da empresa respons?vel pela ?rea de esportes radicais da Festa Country, o advogado Ricardo Freitas, afirma que a organiza??o da Festa Country, com apoio da Maxtreme, vai pagar as despesas do enterro e dar? apoio aos familiares de Tamyris.

A Front Produ?es, organizadora do evento, tamb?m informou em nota oficial ? imprensa que lamenta o acidente e que est? prestando apoio ? fam?lia de Tamyris. Na nota ainda h? a explica??o de que a empresa de esportes de a??o foi contratada e que tem total responsabilidade pela opera??o e seguran?a dos equipamentos disponibilizados ao p?blico.