JF enfrenta surto de dengue N?meros sobem mais de 1000% se comparados a maio de 2006. Secretaria de Sa?de pede apoio ? popula??o

Renata Cristina
Rep?rter
18/05/2007

O mutir?o de combate ? dengue continua suas atividades na pr?xima semana, devido os 127 casos confirmados em Juiz de Fora. De acordo com a Secretaria de Estado da Sa?de (Ses), 220 notifica?es foram registradas em 2007, sendo que 30 delas aguardam os exames laboratoriais para a confirma??o.

Os n?meros subiram em mais de 1000%, se comparados ao m?s de maio do ano passado, em que nove casos haviam sido constatados.

Em outras cidades do Estado a situa??o ? ainda mais alarmante. O primeiro lugar do ranking fica com Te?filo Otoni, onde 2.884 casos foram notificados, com um ?ndice de incid?ncia de 2.261%.

Na Zona da Mata, a cidade de Muria? ? recordista em n?mero de notifica?es, com 438 registros. A capital mineira tamb?m amarga o 2? lugar no Estado, com um ?ndice de 93%. Os ?ndices s?o calculados pela Ses com base nos casos notificados por 100.000 habitantes. (Veja os n?meros na tabela abaixo!)

Neste ano, dois casos de febre hemorr?gica foram confirmados no estado, sendo que uma morte ainda ? suspeita. No ano de 2003, 83 pessoas tiveram este tipo de dengue, uma das maiores incid?ncias do estado, sendo que uma delas chegou ao ?bito. S? no ano passado, foram 15 confirma?es e tr?s mortes.

A?es

A Secretaria de Estado da Sa?de (Ses-JF) pede para que a popula??o colabore nas a?es de combate ? dengue (leia a mat?ria!). "Melhor do que o trabalho de preven??o dos t?cnicos s?o as medidas tomadas dentro de casa", observa o m?dico epidemologista Paulo Tavares, refer?ncia t?cnica da dengue na Ses/JF.

No dia 22, de 6h ?s 10h, o caminh?o do "fumac?" ir? passar pelas ruas dos bairros F?brica, Cer?mica e parte do Esplanada. J? no dia 23, s?o os bairros S?o Dimas e Monte Castelo que recebem a visita. A a??o se repete nos dias 24 e 25, totalizando dois ciclos por semana.

A orienta??o ? que os moradores deixem portas e janelas abertas, afastem pessoas e retirem p?ssaros e outros animais da frente das resid?ncias no hor?rio da aplica??o do produto. O fumac? ? um tipo de inseticida ou larvicida capaz de matar o mosquito ou a larva do Aedes aegypti, respectivamente.

Foto ACESSA.com

Os dados correspondem ao per?odo de janeiro a 23 de abril de 2007.