Grupo de Dança Tarantolato

Por

Grupos Folcl?ricos

Grupo de Dan?a Tarantolato
Preserva??o e tradi??o da cultura italiana em Juiz de Fora

Deborah Moratori
26/04/03

Com tr?s anos de hist?ria para completar no pr?ximo m?s, o Grupo de Dan?a Folcl?rica Italiana Tarantolato tem muito a comemorar. Os integrantes acabam de ter seu projeto contemplado pela Lei Murilo Mendes de Incentivo ? Cultura. Os recursos v?o servir para contratar um core?grafo para o grupo. "Na verdade, o projeto apresentado ? Lei tem a inten??o de fazer um tributo ao m?sico Jos? Duduca Moraes", explica a diretora Cultural do grupo, Luzia Helena Casali de Moraes.

"Para quem n?o sabe, o Hino de Minas Gerais, composto pelo m?sico j? falecido, tem inspira??o em uma valsa italiana chamada Vieni sul mare. Quando ele ainda estava vivo, n?s fizemos uma apresenta??o para homenage?-lo, mas n?s sentimos a necessidade de ter uma pessoa mais especializada para ensaiar o grupo. Os recursos da lei v?o servir para isso e para investir em novos trajes t?picos", diz.

Os dan?arinos do Grupo Tarantolato s?o, em sua maioria, descendentes de italianos ou pessoas que estudam a cultura da It?lia. Nesses quase tr?s anos, os core?grafos j? fizeram v?rias apresenta?es pela cidade e regi?o e mant?m contato com grupos folcl?ricos do mundo inteiro.

Um pouco de hist?ria
O Grupo Tarantolato apresenta?es surgiu em 31 de maio de 2000, ano em que Juiz de Fora estava completando 150 anos. Na ocasi?o, alunos, professores e amigos da cultura italiana foram convidados para participar de um desfile, representando os imigrantes italianos da cidade. O desfile foi dividido em dois temas: um com os imigrantes que vieram para o Brasil ap?s a aboli??o da escravatura com o objetivo de trabalhar nas lavouras de caf? e outro (que deu origem ao grupo) representando em trajes t?picos os camponeses da Cal?bria, regi?o ao sul da It?lia.

"O desfile foi um sucesso", lembra Luzia Helena. "A partir da? surgiram in?meros convites e n?s acabamos criando o grupo que procura, nas apresenta?es, resgatar a cultura da It?lia, homenagear os antepassados italianos e preservar e valorizar nossa mem?ria". De acordo com a diretora, os italianos representam a etnia predominante em Juiz de Fora em termos de imigrantes que formaram a cidade.

A tradi??o est? presente nas apresenta?es atrav?s das m?sicas e dan?as t?picas como a tarantela, especialidade do grupo, as valsas, a mazurca, entre outras. O grupo se apresenta com dois trajes: campon?s da Cal?bria e o festivo calabr?s. Com todas essas refer?ncias, Luzia Helena diz que as apresenta?es acabam estimulando o grupo a conhecer e a estudar a cultura italiana, bem como a l?ngua, h?bitos e costumes gastron?micos.

Com 13 coreografias preparadas, o grupo se ensaia para apresentar mais duas novas na festa que vai comemorar os tr?s anos de anivers?rio. Os ensaios acontecem todos os domingos na Casa d'It?lia (Av. Rio Branco, 2585) onde os dan?arinos se re?nem para treinar as dan?as. As apresenta?es s?o animadas e festivas e encerram sempre com um convite para a participa??o da plat?ia.

O grupo ? composto por dez casais e est? aberto ? participa??o de novos integrantes, embora o n?mero de pares seja restrito pela quest?o da disciplina durante os ensaios e quantidade de trajes, como explica Luzia Helena. (Basta ter pique para dan?ar a tarantela), finaliza a presidente do grupo, Mariza Fernandes Pinto Gomes.

De onde vem este nome?
Tarantella vem de tar?ntula, aranha comum no sul da It?lia. O nome do grupo significa (picado pela tar?ntula) e tem origem numa lenda italiana. Reza essa lenda que as pessoas picadas pela aranha espantavam a melancolia provocada pelo veneno do animal com movimentos r?pidos que originaram a dan?a tarantela. Esses movimentos faziam a pessoa eliminar o veneno pelo suor e, dessa forma, afastar a tristeza.

Clique para ver as fotos ampliadas