Seguran?a no centro de Juiz de Fora Um dia depois do assalto que terminou em morte, PM apresenta estat?sticas de redu??o da viol?ncia nos primeiros meses do ano

Fernanda Leonel
Rep?rter
29/05/2007

No fim da tarde desta ter?a-feira, 29 de maio, uma den?ncia levou 12 policiais militares ? Avenida Rio Branco, nas proximidades do Parque Halfeld. A mobiliza??o aconteceu depois de uma liga??o, na qual um homem que n?o quis se identificar afirmava que cinco homens suspeitos estavam em uma Blazer preta.

A den?ncia era s? um alarde, mas a movimenta??o das viaturas pelo centro acabou parando, por alguns minutos, carros e pedestres que passavam pelo local.

"S? me falta ser mais um assalto e mais uma morte", comentou o atendente de uma loja de eletrodom?sticos da regi?o, Carlos Alberto Brasil, enquanto n?o entendia o que estava acontencendo.

O atendente falava do assalto que aconteceu na manh? da ?ltima segunda, que culminou na morte do corretor de seguros Alex Vin?cius de Paula Castro. O homem de 42 anos morreu depois de entrar em uma imobili?ria para pegar a chave da loja que havia alugado no andar superior. Dois ladr?es pediam a abertura do cofre, e, o corretor, ao tentar argumentar, levou um tiro que perfurou o bra?o direito, atravessou o t?rax e atingiu o cora??o.

foto    de policial Para Cabo Br?z, um dos policiais respons?veis pela vistoria da Blazer sob suspeita, o "trote" pode ter rela??o com o crime da ?ltima segunda. "Acho que a popula??o juizforana pode estar um pouco assustada. Ent?o, quando viu algo que pareceu estranho, ligou logo pra pol?cia para tentar resolver o problema. A morte de ontem foi um acidente muito triste, mas foi uma fatalidade" , comenta.

Essa tamb?m ? a opini?o do respons?vel pelo policiamento no centro de Juiz de Fora. Capit?o Brand?o (no v?deo acima), da 30? Companhia de Pol?cia Militar, acha que a morte do corretor foi um epis?dio muito triste, mas que n?o pode trazer questionamentos sobre a seguran?a do centro da cidade, diz o capit?o.

"Foi uma fatalidade. O que podemos perceber ? uma diminui??o de crimes no centro, tanto em rela??o ao ano passado, quanto em rela??o a outros anos. Observando os n?meros [confira na tabela abaixo], conseguimos em 2007 ?ndices de viol?ncia iguais aos de tr?s anos atr?s" .

tabela com os ?ndices de crimes em Juiz de      Fora: 267 em 2007, 335 em 2006, 313 em 2005 e 266 em 2004

A estat?stica da Pol?cia Militar para crimes violentos inclui assaltos ? m?o armada ou com uso de for?a f?sica, seq?estros, homic?dios consumados ou n?o, latroc?nios (roubos seguidos de morte) e estupros.

Plano de Seguran?a da regi?o central

foto    de policial De acordo com o Capit?o Brand?o, cerca de 200 homens se revezam no policiamento das ruas do centro de Juiz de Fora. A maior parte deles participa da ronda durante o hor?rio comercial.

Desde janeiro, ?poca em que ele assumiu o comando, houve uma mudan?a de estrat?gia na reparti??o dos policiais. A partir do segundo dia do ano, a PM adotou o projeto Se essa rua fosse minha, que d? a responsabilidade para cada dupla de policiais de fiscaliza??o de uma rua do centro da cidade.

"Cada um agora cuida da rua que est? sob sua responsabilidade como se fosse a extens?o do quintal da sua casa. Caso aconte?a alguma coisa na regi?o que a dupla foi designada para cuidar, ela deve vir at? a minha mesa explicar tudo que aconteceu" .

O Capit?o Brand?o destacou ainda que uma viatura da pol?cia fica diariamente na entrada do Cal?ad?o da Rua Halfeld, para tranq?ilizar o pedestre, e que motos foram colocadas nas ruas para dar suporte ao policiamento isolado.

Enquete

O que voc? acha da seguran?a no Centro de Juiz de Fora?
      Boa
      Ruim
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem
científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com