Juiz de Fora 150 anos em um minuto

Por


Juiz de Fora 150 anos em um minuto:
Os fatos e personalidades que constru?ram a hist?ria da cidade.
Novas cr?nicas todos os dias, de segunda a sexta.
Uma iniciativa da R?dio FM Itatiaia e do JFService

04/08/2000


Restaura??o do Palacete Santa Mafalda
Totalmente restaurado e ampliado o Palacete Santa Mafalda ganha brilho novamente, tendo sido reinaugurado no dia 4 de agosto de 2000. O pr?dio que hoje abriga a Escola Estadual Delfim Moreira, na Avenida Rio Branco 2437, esquina com Rua Braz Bernardino, j? foi motivo de pol?mica no s?culo XIX. O palacete foi constru?do por Manoel do Valle Amado para ser doado a Dom Pedro II, quando o Imperador veio ? cidade pela primeira vez no ano de 1861. As cerim?nias oficiais da vinda de Dom Pedro II foram realizadas no im?vel, mas, logo depois, o Imperador afirmou que s? aceitaria o palacete se no pr?dio fosse instalada uma institui??o educacional ou entidade voltada para a assist?ncia social. Manoel Amado n?o gostou do que ouviu, n?o aceitando a condi??o imposta por Dom Pedro II. Somente depois da morte de Manoel Amado, seu filho, o Bar?o de Santa Mafalda, doou o palacete para a Santa Casa de Miseric?rdia. Por muitos anos, o pr?dio, conhecido como Grupos Centrais, esteve mal conservado e sofrendo a a??o do tempo. Mas a import?ncia para a hist?ria da cidade foi reconhecida e o Santa Mafalda voltou a ganhar a impon?ncia do s?culo XIX.


Bares de Juiz de Fora
Bip Drinks, Belas Artes e Bar do Alcides. Estes estabelecimentos, al?m de pontos de encontro para a troca de id?ias, tamb?m povoavam a regi?o central de Juiz de Fora. O Bip Drinks, instalado na Rua S?o Jo?o onde antes funcionava o Ed's Bar, reunia principalmente profissionais liberais da cidade, apreciadores da cerveja honesta, dos tira-gostos da melhor qualidade e dos p?ezinhos deliciosos. O baixinho Geraldo, gar?om do estabelecimento, apesar de falante era indiscutivelmente eficiente. No Belas Artes, o forte era o apetitoso arroz ? grega servido junto com o famoso fil? acebolado ao molho de tomate. Por suas portas, em estilo bangue-bangue, desfilava Jo?o Monteiro, gar?om do restaurante e que prometia, um dia, tornar-se propriet?rio de um bar ou mesmo de uma padaria e, com isso, gerar muitos empregos. J? o Bar do Alcides estava localizado na parte baixa da Rua Calif?rnia, atual Rua Halfeld. O dono, um italiano chamado Alcides, fazia gosto de o local ser utilizado como uma esp?cie de reduto dos amantes da Escola de Samba Feliz Lembran?a.

Fonte: Noite Passada - Carlos Roberto Pimenta


Preserva??o de im?veis
A arquitetura da regi?o central de Juiz de Fora ? considerada ecl?tica e de grande valor. A ?rea possui edifica?es que manifestam as diferentes ?pocas pelas quais o munic?pio atravessou. Um estudo criterioso feito pelo Instituto de Pesquisas e Planejamento da Prefeitura, indica que Juiz de Fora possui 150 im?veis pass?veis de tombamento. Alguns, por?m, tiveram seus processos de preserva??o contestados junto ? Administra??o Municipal. A ?nica exce??o foi a fam?lia Bracher que, ao contr?rio, solicitou ela pr?pria o tombamento do Castelinho da Rua Ant?nio Dias, no Bairro Granbery. A recupera??o de im?veis edificados h? decadas requer investimentos substanciais. S? as obras de reforma dos Grupos Centrais custaram 800 mil reais aos cofres do Governo Estadual. Outro im?vel, a Associa??o Comercial, situada na Pra?a Jo?o Penido, teve sua recupera??o iniciada em julho. Os trabalhos ir?o demandar 240 mil reais. O pr?dio da Associa??o, constru?do em 1918, possui obras art?sticas consideradas de alto valor, como as pinturas do italiano ?ngelo Biggi, mesmo autor das obras espalhadas pelo Cine Theatro Central.

Cr?ditos:
Texto e ?udio - Equipe de Jornalismo R?dio FM Itatiaia JF
Edi??o Internet e recursos digitais - Equipe JFService / ArtNet