Expominas enfrenta falhas de infra-estrutura Sem sinal de celular e com dificuldades de acesso a internet, expositores lamentam ?nico ponto negativo de Congresso

*Thiago Werneck
Colabora??o
19/07/2007

A estrutura do Expominas para o 24? Congresso Nacional de Latic?nios foi considerada quase perfeita pelos expositores. O espa?o n?o conseguiu nota m?xima devido a problemas de comunica??o: al?m de n?o oferecer sinal para celular, muitos expositores ficaram sem acesso a telefone fixo e poucos sabiam que havia internet disponibilizada no segunda andar do espa?o.

O gerente de vendas, Fl?vio Carvalho (foto abaixo), aprovou o Expominas, mas considerou a falta de internet e de sinal telef?nico um empecilho para as vendas. "?s vezes, deixamos de fechar um neg?cio porque n?o temos como fazer comunica??o com a empresa. Neg?cio ? momento e agendar com cliente para uma pr?xima data pode comprometer a venda. Sem d?vida isso limita muito esse tipo de trabalho", lamenta.

Foto do expositor Fl?vio Mesmo com a dificuldade, Fl?vio considera o Expominas o espa?o adequado para o tamanho do evento. "A estrutura do Instituto C?ndido Tostes n?o suportava mais a Expomaq. O espa?o de estacionamento aqui ? infinitamente superior. Mesmo sem a infra-estrutura ideal de comunica??o, o Expominas ? mais adequado e mais confort?vel", avalia.

J? na opini?o de um expositor que veio da Bahia, Joziel Pereira dos Santos (foto abaixo), a estrutura passada era melhor. "Era mais central, com mais restaurantes perto, no centro da cidade, pr?ximo aos hot?is. Mas tamb?m ? quest?o de costume, com mais alguns anos todos se acostumam com o Expominas. Mas gasto mais dinheiro e o fluxo de neg?cios continua o mesmo", avalia.

Foto do expositor Joziel Para Joziel, a falta de celular e de acesso a internet s?o prejudiciais, principalmente aos expositores de fora. "Vim para c? e meus funcion?rios est?o sozinhos na Bahia. Qualquer problema n?o tem como eles entrarem em contato comigo. Tamb?m n?o posso saber como v?o as coisas por l?. A internet tamb?m faz muita falta porque nos tira a possibilidade de comunicar via e-mail", observa Joziel que, assim com Fl?vio, n?o sabia de um espa?o reservado para os internautas no segundo andar.

O problema tamb?m foi notado pelo vice-presidente - cartonados de uma transnacional, Ricardo Penaf. Mesmo com telefone fixo em seu estande e sabendo do acesso a internet, ele ainda sentiu falta da comunica??o por celular. "Na atual era da informa??o n?o d? para ficar sem celular. Outro detalhe ? que na sa?da para retornar a Juiz de Fora, a gente tem que andar muito de carro para achar um retorno seguro", comenta.

A via de acesso (fotos abaixo) do Expominas j? causou transtornos e impediu que alguns eventos de grande porte fossem realizados no Expominas. Mesmo com as obras, a sa?da ainda ? um transtorno para os visitantes e expositores. "A gente tem que andar alguns quil?metros de dist?ncia para conseguir um retorno para voltar a cidade, mas nada que n?o possa ser resolvido para o pr?ximo evento", completa Fl?vio.

Foto do acesso da Br-040 ao Expominas Foto do acesso da Br-040 ao Expominas Foto do acesso da Br-040 ao Expominas

Mesmo com esses contra tempos, a coordenadora do evento, Cristina Assis (foto abaixo ? esquerda), considerou positiva a mudan?a no local do evento. "Os expositores adoraram o local. A maioria reivindicava maior espa?o para os estandes e s? conseguiram isto com a vinda para o Expominas. No C?ndido Tostes, j? n?o havia como expandir nada. T?nhamos que improvisar muitas coisas e aqui tudo ficou mais adequado", afirma.

Segundo Cristina, a organiza??o do evento havia recebido a informa??o das operadoras de celulares que a telefonia m?vel ficaria dispon?vel para o evento. "Isso foi prometido, mas n?o cumpriram. Mesmo assim duas operadoras t?m sinal no segundo andar". Sobre a internet, Cristina conta que cyber espa?o (foto abaixo ao centro) foi montado e estava dispon?vel para todos no segundo andar, assim como os telefones fixos foram cedidos aos expositores que requisitaram.

Foto de Cristina Assis Foto de pessoas usando a internet no Expominas Foto da Expomac
Segundo andar

Apesar dos problemas, os expositores aprovaram o novo espa?o. Apenas os que tiveram estandes montados no segundo andar n?o ficaram t?o satisfeitos. "O pessoal reclamou que estavam sendo poucos visitados. Acredito que a ?rea de restaurante deveria ficar no segundo andar para n?o dar esse problema. Poucos est?o indo l? em cima", conta o expositor Joziel.

A falta de costume dos visitantes com um segundo piso ? apontada, pela organiza??o, como a respons?vel pelas baixas visitas na parte superior do Expominas. Cristina garante que tudo foi resolvido. "Distribu?mos panfletos para que as pessoas visitassem o segundo andar. Colocamos banner na entrada pedindo a visita na parte de cima. E a Expolac que est? l? tamb?m ? um grande atrativo para visitantes. Isto ? quest?o do pessoal acostumar com a utiliza??o de um segundo espa?o", completa.

Passarela BR-040

Uma das exig?ncias para que o Expominas fosse liberado para eventos foi a constru??o de uma passarela (foto abaixo ? direita) na BR-040 para travessia de pedestres. Por?m, ningu?m utilizou a obra para atravessar a estrada: os ?nibus j? embarcam e desembarcam passageiros ao lado do Expominas e os carros ficam no estacionamento. Por isso n?o h? fluxo de pedestres para atravessar a BR-040.

Foto da Expomac A entrada do Expominas A passarela na 040
Foto da Expomac Foto da Expolac Foto da Expomaq

*Thiago Werneck ? estudante de Comunica??o Social da UFJF