Veja como mesclar ambientes clássicos e contemporâneos

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 10/02/2017

O estilo clássico é a preferência de milhares de pessoas antenadas com a arquitetura e o design de interiores e, atualmente, está eternizado em releituras contemporâneas, integrando o atemporal com o moderno, porém, com uma estrutura mais leve, permitindo o jogo de texturas e um layout suave. Os projetos corporativos e principalmente os residenciais, assinados e projetados por profissionais, buscam atender as necessidades dos usuários, criando ambientes aconchegantes com uma atmosfera acolhedora, onde o mobiliário, os revestimentos e a paleta de cores estejam em harmonia com todo o contexto espacial.

Clássico e contemporâneo

O new-classic é uma afirmação dos elementos tradicionais da decoração em uma metamorfose contemporânea, englobando a sobriedade dos tons, da paleta de cores e o design moderno do mobiliário, mas, com uma nova forma de expor os adornos e revestimentos, introduzindo detalhes que fazem uma referência da inovação e de tudo o que é tendência, principalmente na tecnologia dos materiais e tecidos. Criando uma atmosfera suave, onde os recursos utilizados estabelecem harmonia estética e visual com o ambiente, o designer de interiores Ronaldo Campos e o arquiteto Tiago Santana, conseguiram unir o clássico e o contemporâneo, utilizando à linha casuale (Parma Móveis), traduzindo a celebração do requinte e da sofisticação. "O interessante, para nós, neste projeto, foi tentar trabalhar móveis de vertentes clássicas e tentar trazer para o lado contemporâneo, saindo do trivial, do clássico por clássico, fazendo este link mesmo", explica Tiago.

Mas o clássico e o contemporâneo misturam-se em uma regência sutil, como o acorde de uma nota. "Então, você pode observar a forma e alguns elementos que misturam-se com essa ideia do clássico, como o papel de parede, as luminárias, a cristaleira, o aparador e a outra mesa, que é mais contemporânea", resume Ronaldo.

Mobiliário e detalhes

Com um mobiliário convidativo, a sala de estar cria uma identidade imediata com os usuários e pode servir como fonte de inspiração para outros espaços. O sofá, em tecido neutro, expõe almofadas de diferentes tamanhos, garantindo o conforto para os momentos de boa conversa. A composição das mesas de apoio lateral, com alturas desiguais, exibem adornos complementares e uma imponente luminária. A mesa retangular central, com tampo em laca preto, é valorizada através da conexão de objetos, principalmente os bowls espelhados bronze.

Os revestimentos podem ser apreciados através do diálogo de nuances, padronagens e texturas do papel de parede com a paleta de cores de tons sóbrios, que garantiu a amplitude de todo o espaço. Um recamier em couro entrelaçado e uma cristaleira art noveau moderna valorizam os detalhes do mobiliário central, como os vasos vietnamitas. "Tínhamos essa possibilidade do sóbrio, jogar para o preto sem pesar o ambiente e deixá-lo undergroud, como o papel de parede, que tem uma textura de tecido, de formato orgânico, que faz a sugestão do clássico e encaixou perfeitamente na nossa ideia, como as paredes que receberam a cor bege cevada para fazer o link com o papel", resume Ronaldo.

Uma brinquedoteca lúdica, permite o relaxamento das crianças, projetada com um mobiliário ergonomicamente infantil, onde a iluminação e artifícios para recreação foram idealizados exclusivamente para este espaço, como o quadro em vidro para desenhar, e a TV para assistir desenhos e séries infantis, tudo integrado ao estar-lounge.

Sala de jantar

As divas, estrelas de cinema e personalidades da pop-art internacional foram expostas com destaque, através de gravuras com molduras retilíneas na sala de jantar principal e no livig-lounge, outras imagens diferentes, tipo photos de polaroid, retratando o cotidiano, ajudam à criar uma personalidade artística para todo ambiente, exibindo assim as cores complementares para quebrar os tons monocromáticos e sérios visualizados em todo este projeto. Um exuberante lustre em ferro com pendentes em cristal, reflete o seu brilho sobre o tampo de espelho retangular da mesa de refeições principal, onde as cadeiras clássicas, com espaldar baixo, permitem uma melhor circulação, além de aumentar a sensação de espaço.

O aparador, com tampo em vidro recebe um enorme espelho com moldura clássica, sobreposto a parede, refletindo a escultura sacra de Nossa Senhora e os cachepôs suspensos com hortênsias, provocando a atenção dos olhares e roubando todas as cenas. "Como nós trabalhamos o contemporâneo com o clássico, temos gravuras de personalidades na sala de jantar, de forma diferente, colocando imagens em preto e branco, com um pouco de cor, para dar uma graça", revela o designer de interiores.

A vegetação permanente humaniza o espaço através de um painel, criando um jardim suspenso próximo a segunda sala de jantar que é contemporânea. As cortinas em linho exibem pingentes laterais como um acessório coadjuvante para um toque diferenciado. O cenário luminotécnico foi estabelecido com lâmpadas em LED, deixando o ambiente com uma iluminação difusa, intimista, sem deixá-lo claro demais, jogando os focos reflexivos para as laterais.

Aproveite seu espaço

Podemos aproveitar os nossos espaços e dar um novo uso para o mobiliário clássico, que já faz parte de nossas decorações. Através de pequenas mudanças, uma nova atmosfera poderá ser criada, estabelecendo harmonia com qualquer tipo de adorno ou revestimentos, tudo dependerá da nossa criatividade ou da ajuda de profissionais. Para isso, devemos saber associar os elementos decorativos de forma simples e muito dinâmica, criando sempre um cenário uniforme, afinal, uma casa arrumada é um lugar mágico para brindar com os amigos queridos e a família os melhores momentos da vida!

Contemporâneo ou clássico? Na dúvida, faça uma integração total de estilos, como Ronaldo e Tiago, mas, lembrando de agrupar os adornos e imaginar o ambiente no seu todo. "O principal é você tentar fazer uma associação do conjunto e não dos elementos separadamente", ensina Ronaldo.

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.

ACESSA.com - Veja como mesclar ambientes cl?ssicos e contempor?neos