Ter?a-feira, 28 de agosto de 2007, atualizada ?s 10h37

Juiz de Fora enfrenta onda de pernilongos



*Guilherme Ar?as
Colabora??o

Uma onda de pernilongos, em Juiz de Fora, est? deixando os moradores atentos em v?rias regi?es da cidade. O c?lex, nome do pernilongo comum, tem h?bitos noturnos e pode tirar o sono de muita gente.

De acordo com a Vigil?ncia Sanit?ria de Juiz de Fora, um dos motivos do aumento do n?mero de pernilongos est? relacionado ? estiagem e ? baixa umidade que a regi?o enfrenta nos ?ltimos dias.

Segundo Igor Costa, gerente operacional de uma empresa de dedetiza??o ecol?gica, em Juiz de Fora, a melhor forma de evitar o contato com o pernilongo ? atrav?s das telas, as chamadas mosquiteiras. "A dedetiza??o para esse tipo de pernilongo ? eficaz por pouco tempo. Se o efeito do inseticida passar e as janelas de casa continuarem abertas, os mosquitos voltam para dentro da casa", explica.

A Vigil?ncia Sanit?ria informou que tem recebido liga?es de pessoas solicitando a dedetiza??o de ?reas da cidade com o carro fumac?. No entando, o ?rg?o explica que o fumac? tem crit?rios t?cnicos para ser usado. A prioridade ? dada ao combate ao mosquito da dengue, o Aedes Aegypti.

Segundo informa?es da Funda??o Oswaldo Cruz, os principais criadouros do c?lex s?o os dep?sitos artificiais, no solo ou em recipientes, com ?gua parada e polu?das, de aspecto sujo e mal cheirosa, rica em detritos e dejetos humanos.

O c?lex ? o principal vetor da filariose, doen?a causada por vermes que parasitam os vasos linf?ticos do homem.

Enquete
Voc? tem notado a presen?a de pernilongos na sua casa?
      Sim
      N?o
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com




*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo na UFJF