Quarta-feira, 05 de setembro de 2007, atualizada ?s 19h34

C?es considerados perigosos devem ser cadastrados


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Segundo portaria do Governo de Minas Gerais, publicada na ?ltima ter?a-feira, dia 4 de setembro, todos os c?es de ra?as consideradas perigosas, devem ser cadastrados. Entre as ra?as est?o os pit bull e rottweiler.

O propriet?rio que n?o fizer o cadastro vai ter que pagar uma multa, que varia de R$ 850 a R$ 1.700. Este valor pode ser dobrado se houver les?o corporal em uma pessoa atacada pelo animal e triplicado, se houver les?o corporal de natureza grave.

O cadastro come?a no pr?ximo dia 15 de setembro, juntamente com a campanha de vacina??o contra a raiva. A responsabilidade pelo cadastro ? do Corpo de Bombeiros, que deve realizar conv?nio com cl?nicas veterin?rias, organiza?es n?o-governamentais e associa?es para fazer o trabalho.

O Capit?o do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora Marcos Santiago diz que ainda n?o tem informa?es sobre como os trabalhos v?o acontecer na cidade. Na quinta-feira, 06 de setembro, o Capit?o participa de uma reuni?o em Belo Horizonte para definir como o cadastramento vai acontecer aqui.

"Na semana que vem, vamos decidir as diretrizes para Juiz de Fora e, s? depois, vamos come?ar os trabalhos de cadastramento", explica.

A popula??o deve acionar o Corpo de Bombeiros (telefone 193), caso encontrar c?es em situa??o irregular pelas ruas. Em caso de agress?o, a Pol?cia Militar tamb?m deve ser acionada.