Terça-feira, 18 de setembro de 2007, atualizada às 18h27

Câncer de mama mata cerca de quatro mulheres por mês em JF


Thiago Werneck
Repórter

Aproximadamente quatro mulheres morrem por mês em Juiz de Fora por causa do câncer de mama. A média é feita com base nos dados do departamento de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde referentes ao período de janeiro de 2004 até julho de 2007. Desde esse período a média é de 53 mortes por ano na cidade. No período de janeiro a dezembro desse ano o número de casos fatais já chegam a 32.

As estatísticas comprovam a necessidade de um trabalho de prevenção da doença. Por isso começa nessa sexta-feira, dia 21 de setembro, em Juiz de Fora as ações do Grupo de Acompanhamento Integrado (GAI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Já são cerca de cem mulheres, que sofreram com alguma doença nas mamas, que estão cadastradas. O maior objetivo é de que elas possam trocar experiências vividas com os problemas causados por um câncer de mama e conseguir derrubar alguns tabus sobre a doença.

Uma das integrantes do projeto, a estudante de medicina Rafaela Mello , explica que os maiores medos ficam por conta da estética e auto-estima. "Conheço casos em que a mulher sabe que tem algo errado, mas prefere não fazer o exame para evitar alguma cirurgia. Elas têm que saber que quanto antes a doença for descoberta, mais fácil é o tratamento. E também nem sempre é preciso retirar as mamas", ressalta.

A prevenção

As reuniões surgiram de um projeto que desde 2001, funciona na UFJF em busca da prevenção da doença: o "Peito Aberto". Na sala de espera do Hospital Universitário são realizadas palestras com orientações sobre a importância de ações preventivas e de estímulo do auto-cuidado, além de outras dicas importantes. Veja como evitar a doença em matéria de arquivo da ACESSA.com.