Linux - novo sistema operacional substitui Windows

Para quem costuma navegar com freq??ncia na internet, informa?es sobre o sistema operacional Linux n?o ? exatamente uma novidade. A curiosidade em torno deste sistema operacional cresce a cada dia. Mas quais s?o as vantagens de optar pelo Linux e abandonar o Windows? O Linux ? um sistema operacional, com caracteristicas herdadas do UNIX - e portanto, herda as vantagens de um sistema que vem sendo desenvolvido h? mais de 20 anos. ? completamente multiusu?rio e multitarefa, e projetado tendo em mente aplica?es em rede.

O sistema foi criado h? sete anos, por Linus Torvalds, um finland?s de 27 anos que simplesmente n?o estava satisfeito com o DOS, e achava que o seu PC merecia algo mais poderoso. Ap?s a primeira vers?o, Linus contou com a ajuda de centenas (talvez milhares) de programadores por todo o mundo que, reunidos pela Internet, desenvolveram o que a revista americana Wired chamou de "a unica alternativa vi?vel ? monocultura da Microsoft". O Linux ? um sistema operacional completo - isto significa que ele n?o ? executado a partir do Windows, nem do DOS, nem de nenhum outro sistema.

Qualquer pessoa pode usar o Linux, mas ele ? mais ?til para algumas pessoas do que para outras. Uma pessoa que use o PC primordialmente para digitar seus trabalhos da faculdade n?o tem motivo suficiente para se expor ? complexidade do Linux. Por outro lado, algu?m que desenvolva homepages pode vir a ganhar muito instalando Linux em seu micro, para ter acesso a um servidor web id?ntico ao utilizado pelos provedores, que pode servir como plataforma de testes e depura??o, a custo zero (ou quase zero). O Linux ? gratuito. Voc? pode baix?-lo completo pela Internet, ou escolher entre os v?rios distribuidores comerciais, que cobram desde 2 d?lares (isso mesmo, dois d?lares!) at? 150 d?lares pelos CDs.

A "biblia" do sistema operacional ? o livro Doctor Linux, que na sua quinta edi??o tem mais de duas mil p?ginas. Apesar do volume, ele n?o ? muito caro, pois a informa??o nele contida ? de dom?nio p?blico. Se voc? preferir ficar sem livros, em geral ap?s o fim da instala??o do Linux voc? contar? com muita informa??o dispon?vel no diret?rio /usr/doc. Para saber mais sobre o Linux, voc? tamb?m pode procurar informa?es na WWW. (Confira na se??o Links)

Fonte: http://www.linux.trix.net.
(Resumo do artigo de Augusto C?sar Campos)