Carnaval 2008

Por


Ensaios das escolas incomodam alguns moradores Apesar de autorizados pela prefeitura, o barulho ainda incomoda parte da comunidade. Desfiles come?am no s?bado dia 02 de fevereiro



Thiago Werneck
Rep?rter
09/01/2007

Para entrar na avenida com total harmonia as quadras de 15 escolas de samba de Juiz de Fora j? movimentam a noite de alguns bairros da cidade. As agremia?es que v?o participar do desfile do carnaval 2008 j? est?o com ensaios a todo vapor, abertos a comunidade, para desfilar com o samba-enredo na ponta das l?nguas.

Enquanto parte da popula??o se diverte com o samba, os que gostam de deitar mais cedo reclamam. A maioria das quadras das escolas de samba da cidade s?o improvisadas, em locais abertos e ?reas residenciais.

Um senhor, que n?o quis se identificar, e reside pr?ximo aos locais de ensaio da Mocidade de S?o Mateus diz que as reclama?es acontecem. "Pessoal que mora no pr?dio em frente vive reclamando, j? chamaram pol?cia e n?o deu em nada".

O barulho dos ensaios que incomodam vizinhos que n?o gostam da festa s?o permitidos pela prefeitura, at? ?s 23h30. Para uma das representantes da Escola Mocidade, Juliana da Silva (foto abaixo) os moradores est?o cada vez mais integrados. "Todo mundo gosta e cada vez mais pessoas vem aos ensaios, unimos gente de v?rios bairros e n?o tenho conhecimento de reclama?es", diz.

Os dias dos ensaios variam de acordo com a escola e s?o intensificados em janeiro. Para vizinha da quadra, Vanessa Duarte Batista, a maioria dos moradores gostam do ensaio. "S? o pessoal mais velho que mora no pr?dio da frente ? que fica reclamando", afirma.

Na opini?o do s?ndico de um dos pr?dios na frente dos ensaios, M?rio L?cio Gomes de Souza, todos j? acostumaram com o barulho. "A gente tinha medo de que a seguran?a ficasse mais comprometida, mas em quatro anos nunca vi uma briga, nem danifica??o ao pr?dio", observa.

O inc?modo fica mesmo para quem mora de frente para quadra. "O local n?o ? adequado e o barulho existe, d? transtorno aos apartamentos da frente, mas o povo vai acostumando. No m?ximo at? meia noite eles j? acabaram", conta M?rio. Para quem se sentir prejudicado com o som depois de 23h30, deve acionar a fiscaliza??o da prefeitura. Segundo a assessoria comunica??o, em 2007, houve reclama?es, mas em pequeno n?mero.

O carnaval

Em Juiz de Fora s?o tr?s dias de desfiles um para cada grupo de concorrentes. No grupo 1-A s?o seis escolas que disputam o t?tulo de campe?s da elite das escolas de samba da cidade (na ordem em que entram na avenida): Mocidade Independente do Progresso, Juventude Imperial, Unidos do Ladeira, Feliz Lembran?a, Real Grandeza e Turunas do Riachuelo.

Outras sete disputam um lugar ao sol em 2009, tentam acesso ao grupo principal (tamb?m na ordem): Uni?o das Cores, ?guia de Ouro, Partido Alto, Mocidade Independente de S?o Mateus, Rivais da Primavera, Vale do Paraibuna e Cacique de Lins. No desfile de avalia??o Unidos do Grizzu e Acad?micos do Manoel Hon?rio o tentam chegar ao grupo 1-B.

O momento ? de ensaios nas escolas e confirma??o de jurados na Liga de Escolas de Samba. Para dar as notas ao grupo principal, jurados do Rio de Janeiro v?o ser os respons?veis por julgar os quesitos. Os outros dois grupos contam com avaliadores de Juiz de Fora.

O CD com o enredo da maioria das escolas de samba j? est? a venda. A expectativa fica por conta do in?cio da constru??o da passarela na Avenida Brasil. No momento a montagem est? em fase de licita??o e, em breve, as obras devem come?ar. Nessa quinta-feira, 10 de janeiro, v?o ser feitas as propostas de ambulantes e interessados em ter barracas no local, para autoriza??o de livre tr?nsito no espa?o da avenida que nos dias de festa ter? acesso restrito. O p?blico tem que comprar ingressos a pre?os populares.

Os desfiles acontecem nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro. Sendo que na segunda-feira, dia 4, passam pela passarela as seis escolas que disputam o t?tulo do carnaval juizforano. As Escolas de Samba do Grupo 1A e Grupo 1B t?m no m?nimo 45 e m?ximo 70 minutos para desfilar. Os blocos e as escolas do Grupo de Avalia??o t?m que desfilar por pelo menos 30 e n?o podem estourar o 60 minutos na passarela.

J? na ter?a-feira, dia 5 de fevereiro, est? prevista a apura??o das notas e os juizforanos v?o poder conhecer os vencedores do carnaval 2008. No mesmo dia, ?s 20h, acontece o desfile das campe?s com os primeiros colocados de cada grupo e as vice-campe?s do 1B e 1A.

O tema dos desfiles das escolas ? ?nico: 200 anos da chegada da Fam?lia Real ao Brasil. O desembarque da Corte Portuguesa, em 1808, e seus desdobramentos sociais, econ?micos, pol?ticos e culturais ser?o abordados sob diferentes olhares de cada escola.

Nas vias centrais e de bairros, a cidade mant?m a tradi??o de carnaval de rua, com destaque para agremia?es como Banda Daki e o Bloco do Beco, que arrastam v?rias pessoas atrav?s de alegria e samba.