Quarta-feira, 03 de outubro de 2007, atualizada ?s 19h13

Condutores habilitados antes de 1998 podem escolher se v?o fazer prova ou curso


Priscila Magalh?es
Rep?rter

A partir de agora, os Departamentos Estaduais de Tr?nsito (Detrans) n?o podem mais exigir a renova??o da Carteira Nacional de Habilita??o (CNH) por meio de curso e prova. Segundo Sulamita Dilly, funcion?ria de uma auto-escola de Juiz de Fora, os motoristas podem escolher se fazem a prova, diretamente no Detran, ou o curso de reciclagem nas auto-escolas.

"Os motoristas de Minas Gerais habilitados antes de 1? de janeiro de 1994 e aqueles de outros estados, habilitados antes de 21 de janeiro de 1998 devem fazer o curso ou a prova", explica.

O curso e a prova abordam primeiros socorros e dire??o defensiva. "Os motoristas que tiraram a carteira antes destas datas n?o tiveram conhecimento dessa disciplinas. Al?m disso, houve altera??o em algumas leis. ? importante lembrar que esta reciclagem pode ser feita antes do vencimento da carteira e n?o existe um prazo final".

O motorista que optar por fazer o curso, deve assistir a 15 horas de aulas. "No fim do curso, ele faz uma prova pela auto-escola. N?s registramos as aulas, emitimos o certificado da auto-escola para o Detran e a guia do exame m?dico, que s? ? paga quando o motorista estiver renovando a carteira", explica.

Se o motorista optar pela prova, ele deve ir direto ao Detran e pagar a taxa do Estado. "O ruim ? que se o aluno n?o passar, ele s? pode fazer novamente depois de 15 dias e ter? que estudar sozinho", diz Sulamita. Para quem vai fazer o curso, o valor ?, aproximadamente, R$ 50* e o livro com as mat?rias, R$ 10*.

*Valores informados no dia 03 de outubro de 2007