Defesa Civil alerta para os perigos de deslizamentos Campanha "Vem Chuva A? Gente!" vai tentar diminuir os acidentes no per?odo de chuvas em parceria entre Defesa Civil, outras secretarias e institui?es


Priscila Magalh?es
Rep?rter
24/10/07

A subsecretaria de defesa civil anunciou, nesta quarta-feira, 24 de outubro, a campanha "Vem Chuva A? Gente!". Segundo o subsecret?rio S?rgio Rocha, o objetivo ? minimizar os acidentes ocorridos no per?odo de chuvas. Para isso, a Defesa Civil vai trabalhar em conjunto com outras secretarias e institui?es civis e militares.

"O lixo jogado em local errado ? o principal ocasionador de acidentes nesta ?poca do ano. Ent?o, orientamos a popula??o para que coloque o lixo para ser recolhido. Juiz de Fora tem quase 100% de coleta de lixo domiciliar, al?m disso, os bairros recebem capina e varri??o", explica S?rgio Rocha.

Para evitar acidentes, a colabora??o da popula??o ? fundamental. A orienta??o da Defesa Civil ? manter as calhas sempre limpas, proporcionando o escoamento da ?gua corretamente e evitando o desabamento das resid?ncias. Para que os barrancos n?o desabem, a subsecretaria alerta para que as pessoas n?o plantem ?rvores de grande porte nas encostas, como bananeiras. E o principal ? evitar jogar lixo nas ruas e nos rios, o que provoca entupimento dos bueiros e contribui para as enchentes.

foto de Chuva Durante a entrevista coletiva, S?rgio disse que v?rias provid?ncias foram tomadas durante o ano para evitar surpresas desagrad?veis quando as chuvas come?arem. "Dragagem e limpeza de margens de rios e c?rregos, substitui??o e desentupimento da rede de esgoto, prolongamento da rede de ?gua pluvial, execu??o de bocas de lobo e obras de estabiliza??o de barrancos j? foram feitas para tentar evitar acidentes", diz.

O subsecret?rio acrescenta que um levantamento dos locais que podem servir de abrigos tamb?m j? foi realizado. "Fizemos este levantamento em toda a cidade e temos os contatos dos respons?veis em caso de precisarmos abrigar pessoas atingidas por enchentes ou outros acidentes".

Ocorr?ncias

foto de Chuva Entre ?s 18h da ?ltima segunda-feira, 22 de outubro, e ?s 17h de ter?a-feira, do dia 23 do mesmo m?s, a defesa civil registrou 65 ocorr?ncias. O maior n?mero delas foi na regi?o leste da cidade.

A maior parte delas foi ocasionada por amea?a de escorregamento de barranco, o que totalizou 14 ocorr?ncias. Por trinca e rachadura nas paredes, muros, lajes e pisos foram dez ocorr?ncias e por infiltra?es em paredes, muros, lajes e pisos foram oito registros.