Quinta-feira, dia 06 de dezembro de 2007, atualizada ?s 17h01

Igrejas e cart?rios registram aumento no n?mero de casamentos em 2007. Em algumas igrejas s? t?m vaga para o m?s de fevereiro


Thiago Werneck
Rep?rter

O n?mero de casamentos realizados em todo Brasil cresceu mais de 6%, de acordo com dados do IBGE. Em Juiz de Fora, os cart?rios que fazem a uni?o civil n?o t?m a estat?stica fechada de 2007, mas admitem que neste ano o n?mero de enlaces matrimoniais est? sendo maior de que de 2006.

O reflexo desse aumento ? sentido para os que querem casar na Catedral Metropolitona de Juiz de Fora. Para 2008, h? datas dispon?veis apenas em fevereiro. "Nunca tivemos uma procura t?o grande, mas geralmente todos os hor?rios disponibilizados para casamento est?o ocupados", observa um dos secret?rios da par?quia, Luiz Carlos Lawal.

De acordo com representante de um cart?rio, Tadeu Cobucci, os meses que t?m mais casamentos variam de acordo com cada ano. "Antes, maio era o m?s das noivas, mas isso mudou. Depende muito do gosto de quem est? casando. Fevereiro e mar?o ? quando acontecem algumas quedas, mas n?o temos mais, um m?s em que ? certo de ter mais casamentos", diz.

Em meses com maior n?mero de casamentos dois, dos quatro, cart?rios que fazem uni?o civil na cidade, realizam em m?dia de 15 a 35 uni?es por semana. "Esse n?mero n?o ? t?o certo e varia sem ter um motivo espec?fico. Nesse m?s de dezembro, s? de casamentos marcados, estamos com uma m?dia de dez por semana. Umm n?mero baixo em rela??o a outros meses", conta Tadeu.

J? na igreja cat?lica foram realizados 1256 casamentos, em 2005, e 1371, em 2006. A expectativa ? de que em 2007 o n?mero tenha um novo aumento, por causa da grande procura pelas igrejas. A Catedral e a Igreja da Gl?ria s?o as mais procuradas pelos noivos de Juiz de Fora.

Os meses em que h? mais comemora?es das igrejas tamb?m t?m menos casamentos. "Setembro ainda ? mais procurado e tem mais datas dispon?veis. Em dezembro, por exemplo, a Catedral s? realiza a uni?o matrimonial nas duas primeiras semanas. Nas outras datas h? atividades especiais da igreja por causa do natal", explica Luis.