Sexta-feira, dia 07 de dezembro de 2007, atualizada às 16h47

Balanço da secretaria de Agropecuária e Abastecimento mostra quais foram os alimentos mais apreendidos durante o ano


Priscila Magalhães
Repórter

De janeiro até o último dia 04 de dezembro, os fiscais da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), juntamente com a 3ª Companhia de Missões Especiais, apreendeu mais de 12 mil quilos de alimentos vendidos de forma irregular na cidade, além de 12 mil 800 litros de cachaça, produto que lidera a lista de maior quantidade apreendida. Os produtos tinham data de validade vencida, estavam deteriorados e não tinham o registro de inspeção.

Depois vêm os derivados do leite, com 5.300 quilos, carnes, com 3.800 quilos e produtos empacotados de diversos tipos, que somam 2.950 quilos. Além disso, 15 mil abacaxis foram apreendidos por estarem sendo comercializados em condições irregulares.

A maioria das apreensões é feita no comércio e na estrada, antes que os alimentos cheguem à cidade, diz o diretor de Informações e Promoção Rural da SAA, Ignácio Castañon. Segundo ele, o número de apreensões não é considerado alto. "Consideramos que estes números estão dentro dos padrões, sem excessos, considerando os outros anos", diz.

Para o ano que vem, não deve haver uma mudança significativa no número de fiscalizações. "Nós não fazemos uma perspectiva para o ano, porque estas fiscalizações são contínuas. O que faz aumentar o número são as denúncias ou a maior incidência na apreensão de determinado produto. Quando se torna muito comum, nós intensificamos", explica Ignácio.

Para o Natal
A operação Natal Saudável já teve início e os fiscais vão trabalhar para assegurar que os alimentos típicos dessa época não sejam vendidos de foram irregular. "A operação é intensificada nessa época do ano por causa do fluxo maior no comércio. Os comerciantes colocam pontos na cidade de forma incorreta, sem alvará, nota fiscal e sem higiene".

A operação vai começar pelo centro e depois se estende aos bairros. Os consumidores podem denunciar pelo 156.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.