Opera??o Corvina prende 18 empres?rios de Juiz de Fora Pol?cia Federal ainda apreendeu 75 carros de luxo e mais de 500 m?quinas ca?a-n?queis da quadrilha acusada de explorar jogos de azar



Thiago Werneck
Rep?rter
07/12/2007

A Opera??o Corvina da Pol?cia Federal prendeu 18 empres?rios de Juiz de Fora, 75 carros de luxo, mais de 500 m?quinas ca?as-n?queis, j?ias, armas e cerca de um milh?o em esp?cie, entre c?dulas do real, d?lar e euro. A quadrilha ? acusada de atuar na explora??o de jogos de azar, em Juiz de Fora e regi?o, h? cerca de sete anos.

No total, 20 pessoas foram presas: 16 em Juiz de Fora, tr?s em S?o Paulo (dois deles juizforanos) e uma no Rio de Janeiro. Segundo o delegado da PF, Cl?udio Nogueira (foto abaixo), todos eles t?m alto poder aquisitivo e s?o os l?deres do esquema de jogo de azar. "As contas e im?veis deles foram bloqueadas e mais gente ainda pode ser presa", afirma.

Os nomes dos empres?rios n?o v?o ser revelados pela Pol?cia Federal para preservar a imagem dos acusados. Os que foram presos em Juiz de Fora foram levados de ?nibus para o Ceresp. Os ve?culos e m?quinas foram levados para um galp?o da justi?a. As apreens?es foram feitas em bingos e casas de jogos.

As a?es de intelig?ncia da Opera??o Corvina come?aram a ser feitas em novembro de 2006 ( leia a mat?ria). O delegado conta que essa foi uma decis?o da PF de cortar o mal pela raiz. "A a??o de hoje veio a partir de outras apreens?es da pol?cia de m?quinas ca?a-n?queis e come?ou logo em seguida da Opera??o Castor. Agora, a maioria dos l?deres do jogo de azar na regi?o est?o presos", declarou.

Situa??o controlada
Os ca?a niqu?is apreendidos O delegado Cl?udio acredita que depois da Opera??o Corvina, a situa??o dos jogos de azar em Juiz de Fora e regi?o v?o ser controladas. "? ?timo para sociedade, porque esses jogos de azar fazem muitas pessoas terem brigas familiares e perderem dinheiro para enriquecimento de outros", destaca.

Cl?udio ainda faz um alerta para os comerciantes que ainda insistem em manter m?quinas ca?a-n?queis em funcionamento. "Eles est?o cometendo crime e tamb?m podem ser presos, isso n?o est? descartado. Esse foi o in?cio de um trabalho, ainda vamos avaliar o impacto dele e quais as novas medidas que devem ser tomadas", observa.

Viaturas da PF estiveram circulando em Juiz de Fora, durante toda essa sexta-feira, dia 07 de dezembro. Ao todo foram cumpridos 120 mandatos de busca e apreens?o. A estimativa ? de que a quadrilha teria lucro anual de R$ 15 milh?es. De acordo com o delegado, os acusados ainda correm o risco de terem outros bens seq?estrados. "Se for provado que foi comprado com enriquecimento il?cito eles podem perder im?veis para Uni?o".

Ao todo, foram 350 policiais mobilizados na Opera??o Corvina, nome em alus?o a uma esp?cie de peixe que habita tanto o mar quanto o rio, numa refer?ncia ? conex?o Minas Gerais - Rio de Janeiro. Os mandados foram expedidos pela 3? Vara Federal de Juiz de Fora/MG. A investiga??o teve ajuda do Banco Central, da Receita Federal e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Coment?rios enviados por email

Hipocrisia da Pol?cia Federal ou social?
Hoje, 07 de dezembro de 2007, em Juiz de Fora, assistimos a "rapina", digo, a Corvina - mais semelhante ? pol?tica do p?o e circo romano do que, conforme, excelent?ssimo Dr. Cl?udio Nogueira (Delegado da Pol?cia Federal), quando disse a home-page do Acessa.com: 'estamos cortando o mal pela raiz' - e completou sofisticamente - '? ?timo para sociedade, porque esses jogos de azar fazem muitas pessoas terem brigas familiares e perderem dinheiro para enriquecimento de outros", destaca.

Enfim, caro leitor, pode-se ver que o Sr. Dr. Cl?udio Nogueira n?o compreendeu sociologia, muito menos filosofia quando realizara o curso de Direito. Se este argumento supracitado procede, que por sinal ? completo de incoer?ncia, por que n?o se fecha as ind?strias de ?lcool, de cigarro, de jogo do bicho e at? mesmo a Mega-Sena, Lotomania, etc? N?o s?o estes tamb?m males sociais - que em minha opini?o s?o t?o prejudiciais ou mais que os ca?a-n?queis. Quem enriquece e quem os outorga direitos de funcionamento? Qual ? o verdadeiro interesse por tr?s da mega - opera??o Corvina?

Por fim, finalizo o meu pensamento inc?modo para a sociedade, paras as for?as armadas e politiqueiros de plant?o: ser? que a hipocrisia n?o esconde procedimentos de sicofantismo por detr?s do real? e com sabedoria cito o fil?sofo Voltaire "? dif?cil libertar os tolos das amarras que eles veneram". Sejamos justos e paramos de ser sicofantas! Se existe mesmo justi?a na pr?xis que proibamos tamb?m as ind?strias cervejeiras, de cigarros, do jogo do bicho, ca?a-n?queis, mega-sena (e semelhantes) que trazem preju?zos incalcul?veis para a humanidade em n?vel psicol?gico, estrutural-familiar e econ?mico - claro, se isso for bom para ilustr?ssimos! Sa?de e Paz!

Don Fran?ois de Guinebert. (Pseud?nimo)