Quinta-feira, 10 de janeiro de 2008, atualizada ?s 18h53

Ap?s reivindica??o, funcion?rios do Demlurb t?m alguns pedidos atendidos


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Funcion?rios do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) reivindicaram, na ?ltima sexta-feira, 04 de dezembro, melhores condi?es de trabalho. Entre os pedidos estavam mais seguran?a durante a jornada, j? que alguns caminh?es apresentavam problemas.

Alguns caminh?es seriam muito velhos, uns n?o ofereceriam seguran?a na coleta e outros ainda n?o tinham pneus em bom estado.

O diretor-geral do Demlurb, Osman Magno Lima, classificou o movimento dos funcion?rios como uma paralisa??o de reivindica??o e n?o como protesto. "Foi uma coisa r?pida, de 30 minutos. Eles queriam melhorias nas condi?es de trabalho, n?s conversamos e tudo foi resolvido", afirma.

Segundo ele, cinco caminh?es estavam com os pneus em m?s condi?es. "Quando o caminh?o n?o tem condi??o de circular, o motorista pode se recusar a sair. Ele se recusou e os pneus foram substitu?dos". Sobre os caminh?es antigos, o diretor-geral disse que alguns t?m mais de dez anos de uso e precisam de revis?o, mas "o que acontece ? que no fim do ano, a quantidade de lixo dobra, os caminh?es ficam mais sacrificados e temos um gasto maior", explica.

Caminh?es novos

No dia seguinte ? paralisa??o, a prefeitura anunciou que sete caminh?es do tipo compactador seriam entregues dentro de 20 dias. Osman diz que estes novos ve?culos v?o contribuir para renovar a frota. "Eles v?o substituir os ve?culos mais velhos".