Ter?a-feira, 15 de janeiro de 2008 atualizada ?s 11h50

JF apresenta queda no n?mero de apreens?es de animais em 2007


Marinella Souza*
Colabora??o

Dados divulgados pela Pol?cia Militar de Meio Ambiente informam que em 2007 houve uma redu??o no n?mero de apreens?es de animais silvestres em todo o estado de Minas Gerais. Em Juiz de Fora os n?meros comprovam essa estat?stica.

Segundo o sargento da Pol?cia Florestal de Juiz de Fora, Gilson de Melo Rocha, em 2007 foram apreendidos 314 animais."Em 2006, foram 384 apreens?es", revela. O sargento acredita que tal redu??o se deve a um trabalho conjunto entre a Pol?cia Florestal e a imprensa.

"Essa redu??o se deve ? fiscaliza??o, que foi incrementada em 2007, ?s campanhas educativas desenvolvidas pelo setor de Educa??o Ambiental da companhia e, principalmente, ? divulga??o da legisla??o e das pris?es e autua?es que realizamos ao longo do ano". Ao todo, 132 pris?es foram efetivadas em 2007, contra 144 no ano anterior.

O com?rcio ilegal de animais representa uma perda para a biodiversidade das ?reas nativas. O sargento Gilson ressalta que a retirada de animais da natureza geram desequil?brio do ecossistema.

"Os animais precisam ficar em seu habitat natural para que tudo fique equilibrado. Por exemplo, se voc? levar muitos p?ssaros para determinado local, a tend?ncia ? acabar com a popula??o de insetos e provocar um descontrole na cadeia alimentar. O mesmo ocorre com outras esp?cies", diz.

Os p?ssaros s?o os animais que mais sofrem com o tr?fico. Em Minas Gerais, 90% das apreens?es s?o de aves e, em Juiz de Fora, esse n?mero supera a marca dos 50%."Dos 314 animais apreendidos, 161 s?o aves canoras".

A multa ? de R$ 500 para cada animal mantido em cativeiro e, se for animal em extin??o o valor aumenta para R$ 3.500 por esp?cie apreendida.

* Marinella Souza ? estudante de Jornalismo da UFJF