Fluidez para equilibrar o ambiente A ?gua ? o primeiro elemento do Feng Shui e est? relacionada ? voca??o

Marinella Souza
*Colabora??o
29/10/07

No Feng Shui a ?gua est? relacionada a ?rea do emprego, do trabalho. Mais do que isso, a ?gua relaciona-se ? voca??o. Uma vez colocada em um ambiente, a ?gua confere mais fluidez, gerando uma sensa??o de bem-estar que ser? levada para o dia-a-dia.

Mas o arquiteto Fabiano Teixeira alerta que n?o se deve utilizar nenhum elemento indiscriminadamente na decora??o, pois tudo depende da composi??o est?tica do ambiente. "N?o adianta colocar um aqu?rio em casa e achar que est? garantindo a energia da ?gua no local. ? preciso que o aqu?rio esteja sempre limpo e com uma bombinha movimentando a ?gua".

Fabiano explica que o efeito da ?gua na decora??o ? mesmo terap?utico. "Ficar olhando um aqu?rio, ouvindo o barulho de uma fonte, relaxa, voc? consegue encontrar solu?es para um problema que o estava atormentando". O elemento ?gua ? muito importante na renova??o de energias, de forma geral, por isso, o arquiteto recomenda que a entrada da casa tende a ser um local favor?vel para a sua localiza??o.

Existem algumas cores e formas que reproduzem a mesma freq??ncia produzida pela ?gua e podem ser explorados na decora??o. A cor azul representa a reflex?o e o preto traz a profundidade da ?gua. As formas arrendondadas, sem pontas, tamb?m s?o recomendadas para equilibrar ambientes com fluidez.

Foto de um chuveiro O ideal ? equilibrar todos os elementos (?gua, madeira, fogo e metal) em toda a configura??o espacial da casa. "N?o se trabalha com elementos isolados. O Feng Shui s? atinge a excel?ncia quando todos os elementos est?o harmonizados", alerta. Cada um dos elementos se relaciona a uma esfera da vida humana, da? a necessidade do equil?brio harm?nico entre eles.

Uma dica que o arquiteto d? ? tomar um banho assim que entrar em casa. "A ?gua tem o poder de recolher a energia negativa e mand?-la embora", diz. Com o banho, ele garante, que a pessoa se sente mais leve. "E mais apta a vencer os desafios da vida". Para Fabiano, quanto mais a pessoa se aproximar do elemento ?gua, mais energia ela ter? para enfrentar a vida, em especial, os problemas do trabalho.

O mito da ?gua

Voca??o, do latim, vocatio, significa o chamado da alma, que convida o indiv?duo a trabalhar algo. O mito grego da deusa V?nus explica o porqu? da estreita rela??o da ?gua com a voca??o, que ? t?o explorada pelo Feng Shui.

Segundo Fabiano Teixeira (foto abaixo), a alma (V?nus) passava pela Terra e viu-se refletida nela. Atra?da por esse reflexo, a deusa desceu ? Terra e descobriu a sua fun??o. A filosofia entende que esse reflexo ? o chamado da Terra

Para que a natureza esteja harmonizada ela tem que respeitar um ciclo. A ?gua ? o elemento principal desse ciclo, ? nela que come?a a vida. A ?gua alimenta a madeira; a madeira alimenta o fogo; este gera a terra, a terra gera o metal e este gera a ?gua. ? um ciclo que deve ser respeitado para garantir a fluidez da vida.

Foto do arquiteto Fabiano Assim como a natureza, o homem tamb?m precisa estar em harmonia, ou seja, todos os aspectos da vida t?m que estar em sintonia para que o indiv?duo encontre paz. Esses aspectos tamb?m seguem um ciclo semelhante ao da natureza.

A voca??o ? o come?o de tudo, ela gera prosperidade, que conseq?entemente, leva ao sucesso. O sucesso, por sua vez, leva o indiv?duo a uma maior rede de relacionamentos e como resultado desses fatores, encontramos a criatividade, que ? cada vez mais estimulada por esses fatores.

"Alguns fatores, como a liga??o com a fam?lia, o resgate de ancestralidade, a espiritualidade e o conv?vio com pessoas que possam puxar o indiv?duo para realidade - quando o fogo da fama e do sucesso o estiver consumindo -, s?o fundamentais para que a vida fique em harmonia", garante o arquiteto.

Fabiano alerta que a ?gua e seus representantes s?o importantes na harmoniza??o do ambiente, mas n?o devem ser usados em excesso, pois levaria ao desequil?brio. "Cores como o azul e o preto, embora tenham poder de relaxar, quando usadas em excesso, podem desencadear um quadro de depress?o". Sensibilidade e bom senso s?o fundamentais para deixar um ambiente esteticamente bonito, fluido e equilibrado.

Os elementos da natureza e seus correspondentes:
  • ?gua ------- voca??o
  • Madeira ---- fam?lia/prosperidade
  • Fogo ------- fama/sucesso
  • Terra ------ relacionamento/fam?lia
  • Metal ------ amigos verdadeiros