Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008 atualizada às 12h14

Falta de cuidado dos proprietários é a causa principal para aumento do número de animais de grande porte recolhidos nas ruas da cidade


Priscila Magalhães
Repórter

Para a veterinária do canil municipal, Liza Helena Ramos Nery, a demanda para recolhimento de animais de grande porte tem aumentado muito nos primeiros meses deste ano, em Juiz de Fora. Segundo ela, este aumento não é normal. "Geralmente, no meses de seca, como maio, junho e julho, é que a demanda é maior. Nesse período, por falta de pasto, os animais vão para a via pública. Mas, no verão, a demanda está maior que o normal", garante ela.

O motivo deste aumento é a falta de cuidado com os animais. "As pessoas têm os animais, mas não cuidam e eles acabam indo para a via pública, o que oferece riscos para a população". Quando os animais estão soltos, eles podem transmitir doenças, como a febre maculosa, transmitida pelo carrapato estrela, provocar acidentes de trânsito, mexer no lixo, causando poluição na cidade, e ainda assustar as pessoas. "Qualquer lesão ou dano causado pelo animal é de responsabilidade do proprietário", completa ela.

Segundo a veterinária, cerca de 12 animais foram apreendidos na última semana, entre os dias 11 e 17 de fevereiro, número considerado alto. "A maioria dos recolhimentos é de cavalos, mas também estamos recebendo demanda de vacas e mulas", diz. Os locais com maior demanda são as avenidas Rio Branco e Brasil e os bairros Cascatinha, Jardim Natal e Monte Castelo.

Quando um animal é recolhido, ele fica no Canil Municipal por 15 dias, aguardando que o dono vá retirá-lo. Até este período, é necessário que o proprietário pague uma taxa de apreensão e estadia para a retira. Passados 15 dias, o anormal vai a leilão. "A número de leilões depende da quantidade de animais. Já estamos programando um para o mês de março", explica.

Cães

O número de cães abandonados e recolhidos pelo canil também é considerado alto. "Recolhemos uma média de oito cães por dia. Na maioria dos casos, eles não são ferozes, apesar de o índice de pit bulls ainda ser grande", explica a veterinária. Segundo ela, no fim do ano é que a demanda costuma ser maior. "As pessoas mudam muito nessa época e acabam abandonando os animais em via pública".

Os bairros com maior demanda são os mais periféricos, como Retiro e São Pedro. Para solicitar o recolhimento de animais, deve-se entrar em contato com o telefone 156. O número do Canil Municipal é 3690-3591 e para o plantão, nos fins de semana, é 3690-3500.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.