Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008 atualizada ?s 12h14

Falta de cuidado dos propriet?rios ? a causa principal para aumento do n?mero de animais de grande porte recolhidos nas ruas da cidade


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Para a veterin?ria do canil municipal, Liza Helena Ramos Nery, a demanda para recolhimento de animais de grande porte tem aumentado muito nos primeiros meses deste ano, em Juiz de Fora. Segundo ela, este aumento n?o ? normal. "Geralmente, no meses de seca, como maio, junho e julho, ? que a demanda ? maior. Nesse per?odo, por falta de pasto, os animais v?o para a via p?blica. Mas, no ver?o, a demanda est? maior que o normal", garante ela.

O motivo deste aumento ? a falta de cuidado com os animais. "As pessoas t?m os animais, mas n?o cuidam e eles acabam indo para a via p?blica, o que oferece riscos para a popula??o". Quando os animais est?o soltos, eles podem transmitir doen?as, como a febre maculosa, transmitida pelo carrapato estrela, provocar acidentes de tr?nsito, mexer no lixo, causando polui??o na cidade, e ainda assustar as pessoas. "Qualquer les?o ou dano causado pelo animal ? de responsabilidade do propriet?rio", completa ela.

Segundo a veterin?ria, cerca de 12 animais foram apreendidos na ?ltima semana, entre os dias 11 e 17 de fevereiro, n?mero considerado alto. "A maioria dos recolhimentos ? de cavalos, mas tamb?m estamos recebendo demanda de vacas e mulas", diz. Os locais com maior demanda s?o as avenidas Rio Branco e Brasil e os bairros Cascatinha, Jardim Natal e Monte Castelo.

Quando um animal ? recolhido, ele fica no Canil Municipal por 15 dias, aguardando que o dono v? retir?-lo. At? este per?odo, ? necess?rio que o propriet?rio pague uma taxa de apreens?o e estadia para a retira. Passados 15 dias, o anormal vai a leil?o. "A n?mero de leil?es depende da quantidade de animais. J? estamos programando um para o m?s de mar?o", explica.

C?es

O n?mero de c?es abandonados e recolhidos pelo canil tamb?m ? considerado alto. "Recolhemos uma m?dia de oito c?es por dia. Na maioria dos casos, eles n?o s?o ferozes, apesar de o ?ndice de pit bulls ainda ser grande", explica a veterin?ria. Segundo ela, no fim do ano ? que a demanda costuma ser maior. "As pessoas mudam muito nessa ?poca e acabam abandonando os animais em via p?blica".

Os bairros com maior demanda s?o os mais perif?ricos, como Retiro e S?o Pedro. Para solicitar o recolhimento de animais, deve-se entrar em contato com o telefone 156. O n?mero do Canil Municipal ? 3690-3591 e para o plant?o, nos fins de semana, ? 3690-3500.