Dicas para verificar seu carro antes de pegar a estrada

Por

Dicas para verificar seu carro antes de pegar a estrada

Dicas para verificar seu carro antes de pegar a estrada

 Diego Cardoso 17/07/2018

Com enorme prazer pretendo dividir com vocês um pouco da minha experiência no setor automotivo e também desmistificar alguns temas sobre carros e mecânica.

Vamos começar falando das tão esperadas férias de julho, que para quem tem filhos é o momento de pegar o carro e colocar o pé na estrada. Mas é bom deixar a ansiedade de lado para que ela não te coloque numa furada.

Um ponto bem simples e que a maioria esquece é a revisão do carro. Detalhes básicos que devem ser verificados antes de pegar a estrada para que a tão esperada férias não se torne um pesadelo de horas parado na estrada.

Para que isso não ocorra, muitos dos itens do seu veículo podem ser verificados por você mesmo, tais como:

  • Pneus. Devem estar calibrados. Você pode conferir a calibragem correta logo do lado na porta do motorista. Não esqueça de também olhar o estepe.
  • Itens de segurança. Macaco, triângulo de sinalização e chave de roda. Só lembramos deles quando um pneu fura ou o carro quebra, e, aí, quando damos conta, nenhum deles está lá.
  • Verificar todas as luzes de sinalização do carro. Lâmpadas, luzes de freio, lanternas, luz de placa, farol baixo e alto e luz de neblina. Todos são de extrema importância principalmente na estrada.
  • Palhetas de para-brisa. Imagina só você pegar uma chuva na estrada e não conseguir ver nada porque não reparou que a palheta estava gasta.
  • Nível de água de arrefecimento. Não é normal está sempre completando, o sistema não pode estar baixando a água com frequência.

Agora, outros itens como filtro de ar condicionado, de combustível, de cabine e óleo, esses sim precisam ser trocados de acordo com a quilometragem especificada pelo fabricante ou o tempo.

Sempre é válido passar em uma oficina de sua confiança para que seja feita uma revisão no seu carro, principalmente antes das viagens.