Sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008 atualizada ?s 18h28

Trotes prejudicam atendimento do Resgate e Samu Samu de JF continua recebendo cerca de seis mil trotes por m?s. At? fevereiro, o 4? BBM/JF recebeu 12 trotes e no ano passado foram mais de mil ao todo



S?lvia Zoche
Subeditora
Renata Solano
*Colabora??o

Mesmo com campanha nacional para conscientizar a popula??o sobre os problemas causados pelos trotes, eles continuam acontecendo com alta freq??ncia. Segundo o subsecret?rio da Secretaria de Sa?de, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental de Juiz de Fora (SSSDA), Jos? Sebasti?o Pedrosa, o Servi?o de Atendimento M?vel de Urg?ncia (Samu) recebe entre cinco e seis mil trotes por m?s, a mesma m?dia do ano passado.

Em 2007, foram 91.414 chamadas recebidas e, dessas, 65.818 foram telefonemas considerados como trote, uma m?dia entre cinco mil e seis mil trotes por m?s. Segundo assessoria da SSSDA, o volume de liga?es com brincadeiras ou avisos falsos aumenta durante as f?rias, porque algumas crian?as e adolescentes usam o telefone para fazer brincadeiras de mau gosto.

Em Juiz de Fora, existem tr?s estruturas que fazem atendimento de urg?ncia e emerg?ncia, o Samu, o Resgate e o Hospital de Pronto Socorro (HPS). O Samu possui cinco ambul?ncias do Samu, quantidade definida pelo Minist?rio da Sa?de de acordo com a n?mero de habitantes na cidade, e nove auxiliares que pertencem ao servi?o p?blico municipal, segundo Pedrosa. "As pessoas t?m que entender que enquanto o telefone est? ocupado com o trote, deixamos de atender algu?m. Temos mais de 200 chamadas por dia", afirma Pedrosa.

Caminh?o 
do Corpo de Bombeiros O Resgate do Corpo de Bombeiros da cidade recebe um n?mero menor, mas t?o prejudicial quanto os do Samu. Do dia 1? de janeiro at? o dia 15 de fevereiro, o 4? Batalh?o de Bombeiro Militar de Juiz de Fora (4? BBM) j? computou 12 liga?es falsas, em sua ?rea de atua??o, o que significa uma m?dia de 3,75 trotes por dia.

O Batalh?o ? respons?vel por 125 munic?pios da Zona da Mata e Campos das Vertentes, possuindo quart?is em Juiz de Fora (sede), Ub?, Muria?, S?o Jo?o del Rei e Barbacena

Segundo o assessor de comunica??o social do Batalh?o, Capit?o Santiago, foram mil quinhentos e quinze trotes para a corpora??o. "Estas liga?es comprometem o trabalho. Fazemos triagens das liga?es, mas existem algumas liga?es de urg?ncia que temos que sair logo", diz o capit?o, que ainda lembra que estas sa?das deslocam, muitas vezes, tr?s a cinco viaturas, "que consomem mais recursos".

Estas liga?es falsas "adormecem o sentido de urg?ncia dos bombeiros que os recebem, prejudica a confian?a que a comunidade tem pela corpora??o", diz o capit?o. Nestes casos, o Corpo de Bombeiros podem "prender pessoas que estejam abusando do direito de cidad?o em rela??o a presta??o de servi?o p?blico". Capit?o Santiago tamb?m informa que existem dois tipos penais no C?digo Penal Brasileiro que a pessoa pode ser presa e autuada: interrup??o ou perturba??o de servi?o telegr?fico ou telef?nico, pelo artigo 266; e comunica??o falsa de crime ou de contraven??o, pelo artigo 340.

  • Art. 266 - Interromper ou perturbar servi?o telegr?fico, radiotelegr?fico ou telef?nico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento:
    Pena - deten??o, de 1 (um) a 3 (tr?s) anos, e multa.
    Par?grafo ?nico - Aplicam-se as penas em dobro, se o crime ? cometido por ocasi?o de calamidade p?blica.
  • Art. 340 - Provocar a a??o de autoridade, comunicando-lhe a ocorr?ncia de crime ou de contraven??o que sabe n?o se ter verificado:
    Pena - deten??o, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

Fonte: 4? BBM

Atendimento do Resgate e do Samu

Algumas pessoas ainda t?m d?vida sobre quem chamar em casos de urg?ncia e emerg?ncia. Samu ou Resgate? Muitas vezes, como comenta Pedrosa, os dois comparecem ao local do acidente. "O Samu seria para atender somente casos de risco de vida, principalmente, de acidentes e at? casos de apoio aos bombeiros", diz o subsecret?rio da SSSDA.

Em quais situa?es Samu e Resgate devem ser acionados:*

  • Acidentes de autom?veis
  • Trabalho de parto
  • V?timas de agress?o, como pessoas baleadas, esfaqueadas ou espancadas
  • Casos cl?nicos, entre os quais, pessoas com convuls?es e sintomas de enfarte e derrame
  • Intoxica??o ou queimaduras
  • Pacientes portadores de transtornos mentais que estejam em crise

Nunca chamar o socorro:

  • V?timas de embriaguez
  • Pessoas que necessitem de transporte para consultas, exames, fisioterapia, hemodi?lise e outros atendimentos que n?o sejam emergenciais
  • Para fazer reclama?es, dar sugest?es ou fazer den?ncias
  • Para passar trotes, informa?es falsas ou para conversar
  • Pedir informa?es sobre outros servi?os, institui?es ou empresas

* O Resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atende prioritariamente ocorr?ncias que envolvam trauma (v?timas de quedas, acidentes automobil?sticos, desabamento, soterramento, inunda??o, afogamento, acidentes ferrovi?rios, com embarca?es ou aeronaves, entre outros). O Corpo de Bombeiros tamb?m atende a v?timas de emerg?ncias cl?nicas (parturiente, convuls?es, infarto agudo do mioc?rdio, queimaduras, envenenamento, entre outros).

Fonte: Samu e 4? BBM/JF

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF