Sexta-feira, 07 de mar?o de 2008 atualizada ?s 15h22

Patr?es oferecem contra-proposta de 4,75% de reajuste para os funcion?rios das empresas de ?nibus de JF. Mas rumos v?o ser decididos em assembl?ia



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Em reuni?o nesta quinta-feira, 06 de mar?o, os patr?es das empresas de ?nibus, representados pela Astransp, apresentaram a contra-proposta de reajuste salarial de 4,75% para a categoria. A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo de Juiz de Fora (Sinttro) n?o aceitou a proposta e quer que o reajuste seja de 9,7%.

"Esse valor de 4,75% n?o atende ?s nossas reivindica?es e n?o recomp?e as perdas dos ?ltimos 12 meses, que foram de 5,36%", explica o vice-presidente do Sinttro, Paulo Avezani. Al?m disso, as outras reivindica?es dos trabalhadores, como o aumento do ticket alimenta??o de R$ 150 para R$ 180 e a redu??o da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, foram negadas pelos patr?es.

Agora, o Sinttro vai apresentar o resultado da reuni?o para os trabalhadores no pr?ximo dia 12, em assembl?ia, que acontece em dois hor?rios, ?s 9h30 e ?s 15h30. A expectativa ? que os funcion?rios participem. "Vamos levar at? eles a contra-proposta da Astransp e acho que eles v?o recusar, porque n?o atende aos interesses", diz Paulo. At? que a assembl?ia aconte?a, n?o h? como prever o rumo da negocia??o, pois ? dela que novas propostas v?o surgir ou a mesma vai ser mantida.

Paulo garante que at? o dia da assembl?ia nenhuma atitude mais radical vai ser tomada. "N?o pretendemos fazer nenhuma paralisa??o at? l?. Mas percebo que a negocia??o direta j? est? chegando ao fim, se ? que j? n?o chegou". Segundo o dirigente, pode ser que a decis?o da assembl?ia seja um indicativo de greve. "N?o vamos deixar de usar qualquer forma de luta de que temos direito".