Comportamento eleitoral Pesquisa revela alguns tra?os do comportamento eleitoral dos juizforanos. Quem ganha o bolsa fam?lia n?o apresentou tend?ncia em votar no Lula

Priscila Magalh?es
Rep?rter
17/03/2008

O projeto "As ra?zes sociais do comportamento pol?tico no Brasil" est? acontecendo desde o ano de 2002, em Juiz de Fora e em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa ? uma parceria entre a Universidade de Pittsburgh, Universidade de Colorado e a Universidade de Bras?lia (UnB). O objetivo ? entender o comportamento eleitoral dos brasileiros.

"Juiz de Fora ? uma cidade de porte m?dio e apresenta uma popula??o de idades diferentes", justifica a doutoranda em Ci?ncias Pol?ticas pela Universidade de Pittsburgh, Amy Erica Smith (foto e v?deo), sobre a escolha da cidade para desenvolver o projeto. "Al?m disso, JF e Caxias do Sul apresentam diferen?as pol?ticas interessantes. L?, os partidos s?o mais fortes, enquanto aqui, n?o se d? muita import?ncia a eles", completa ela.

Para a realiza??o da pesquisa, foram selecionados 22 bairros de Juiz de Fora. Para isso, a classe social foi levada em conta, al?m de localiza??o deles. "Todas as regi?es da cidade deveriam estar representadas", diz a pesquisadora. Nesse bairros, tr?s mil pessoas foram escolhidas, aleatoriamente, para serem entrevistadas, em uma parceria com o Instituto Cidade. A primeira entrevista aconteceu em 2002, quando os escolhidos foram ouvidos tr?s vezes. A pesquisa se repetiu em 2004, quando eles foram entrevistados uma vez, e em 2006, com duas entrevistas. Atualmente, s?o 363.535 eleitores na cidade, de acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Resultados

A pesquisa deve terminar em, aproximadamente, um ano, mas Amy j? pode adiantar alguns resultados. "Ao avaliar o que os juizforanos sabem de pol?tica, percebemos que eles s?o muito bem informados. Neste ponto eles se igualam aos de Caxias e s?o mais informados que em outras cidades do pa?s", explica. Pouco mais de 70% sabem o nome do vice-presidente do Brasil e quase 50% sabem o partido de A?cio Neves (ver gr?fico abaixo).

Gr?fico

Por?m, a participa??o dos entrevistados juizforanos em campanhas pol?tica ? considerada muito baixa, j? que 90% deles nunca trabalhou para um partido e cerca de 80% nunca trabalhou para um candidato. A atividade mais comum exercida por eles ? participar de reuni?es, com 31%, e tentar convencer outras pessoas a votar em um candidato favorito, com quase 20% (ver gr?fico abaixo).

Gr?fico

Levando em considera??o a renda per capita, foi percebido que as camadas mais baixas da popula??o votaram no Presidente Lula nas ?ltimas elei?es, o que representa 25,5% dos votos para quem ganha at? R$ 300. Assim como o n?mero de votos a favor de atual presidente foram diminuindo ? medida que a renda da popula??o aumenta (ver tabela 2). Amy diz que mesmo tendo renda baixa, quem ganha o bolsa fam?lia n?o apresentou tend?ncia em votar no Lula. "De todos os entrevistados, cerca de 9% recebe o benef?cio. Mas observamos que isso n?o influenciou o voto deles e a escolha de Lula para o cargo", explica.

Gr?fico

Os resultados que levam em considera??o o n?vel de instru??o mostram que tamb?m houve uma varia??o regular entre Lula e Alckmim, como no caso da renda. Os dois n?veis mais baixos, at? oito anos de instru??o, mostraram tend?ncia ao primeiro e os outros n?veis mais altos, com at? 11 anos, tendenciaram ao segundo candidato, como mostra a tabela 1.

Gr?fico

A pesquisa tamb?m mostra que o meio de comunica??o mais utilizado pelos juizforanos para obter informa??o sobre pol?tica ? a televis?o, o que reflete a situa??o do Brasil. A minoria dos entrevistados, quase 30%, escuta programas de r?dio sobre pol?tica (ver gr?fico abaixo). Amy diz que um ponto observado, na cidade, ? a personaliza??o da pol?tica. "H? uma identifica??o fraca com os partidos, aqui. As pessoas avaliam se gostam do candidato antes de votar e, de uma elei??o para outra, trocam de partido".

Gr?fico