Im?vel nos Santos Anjos ? vistoriado Casa ? um dos seis im?veis, cuja Justi?a autorizou entrada. Agentes encontraram larvas do Aedes Aegypti

Daniele Gruppi
Rep?rter
01/04/2008

Agentes de vigil?ncia epidemiol?gica da Secretaria Municipal de Sa?de, junto com o oficial de Justi?a, Jonas Girardi Rabello, entraram na resid?ncia localizada na Rua Bar?o de Juiz de Fora, 206, no Bairro Santos Anjos, para combater poss?veis focos de dengue. Nesta quarta, dia 02 de abril, outro im?vel, que fica na rua Pedro Scapim 320 (Clube Guanabara), bairro S?o Mateus, vai ser vistoriado.

A a??o foi movida porque os moradores n?o foram encontrados pelos agentes. Segundo a chefe do departamento, Viviane L?cia Carneiro, a atitude ? uma alternativa para diminuir o n?mero de focos da dengue. "N?o adianta os agentes fazerem a vigil?ncia em todo o quarteir?o e ficar faltando uma casa, pois o foco pode ser deixado para tr?s".

A propriet?ria da casa, Dirce da Silva, afirma que sai de casa todos os dias ?s 6h30 da manh? e s? retorna ?s 19h, por isso, o desencontro com os agentes. Ela mora com mais dois irm?os. No local havia lixos, entulhos, fezes de rato, garrafas pet, latinhas e muitas plantas - poss?veis reservat?rios para o Aedes aegypti, trasmissor da doen?a.

Segundo Viviane, foi detectado a exist?ncia de larvas do Aedes aegypti e mosquito em fase adulta de Aedes Albopictus, entretanto, n?o h? dados cient?ficos de que este j? tenha transmitido a doen?a. "S?o duas esp?cies que proliferam no mesmo local, a diferen?a est? no desenho de uma lira (instrumento musical) na cabe?a dos mosquito, percebida no Aedes Albopictus", explica.

Foto da casa Foto da moradora Foto do ficial com a moradora

Os agentes deram informa??o para a moradora, principalmente, em rela??o aos vasos de plantas, que representa possibilidades de criadouros e cont?gios. Viviane declara n?o haver necessidade dos pratinhos. Dirce da Silva se comprometeu em retir?-los.

Os outos im?veis v?o receber visitas autorizadas pela Justi?a, entretanto a data n?o foi definida S?o eles: Rua Garibaldi Campinhos 181, (Santos Anjos), Rua Padre Arnaldo Jansen 589 (Santos Anjos), Rua Maria Perp?tua 184, (Ladeira) e Rua Maestro Max Gefter 236 (Santos Anjos). H? mais resid?ncias relacionadas ao processo.

Foto de mato na casa Foto da caixa d'?gua Foto de garrafas pet

Viviane Carneiro afirma que foram confirmados 23 casos importados de dengue na cidade e 19 contra?dos em Juiz de Fora. "? um n?mero preocupante e h? riscos de epidemia na cidade", alerta.

Outras medidas

O Departamento de Vigil?ncia Epidemiol?gica continua realizando at? a pr?xima sexta, dia 4 de abril, as blitz educativas na sa?da da cidade para o estado do Rio de Janeiro, na Avenida Deusdedith Salgado e no Terminal Rodovi?rio. A assessoria da Secretaria Municipal de Sa?de informou que foram produzidos 100 mil folhetos e que s?o distribu?dos, em m?dia, cerca de 4,5 mil por dia, contando os dois pontos.

Outra medida, denominada Bloqueio de Transmiss?o da Doen?a, foi realizada nesta ter?a-feira, dia 1? de abril, no Bairro J?quei e vai ser repetida em Fontes Vile, nesta quarta, dia 2. Trata-se da aplica??o de rem?dio em frente ?s casas. Os agentes aconselham ?s pessoas deixarem a janelas abertas e alertam sobre a periculosidade da subst?ncia, que al?m do mosquito transmissor da dengue, mata outros insetos e pode provocar intoxica??o. Os locais s?o definidos de acordo com a suspeita ou comprova??o de casos de dengue na regi?o.

Segundo Viviane, de quize em quinze dias, h? visitorias em cemit?rios, borracharias e ferro velho, dentre outros lugares.