Segunda-feira, 14 de abril de 2008, atualizada ?s 13h01

Obra do Restaurante Popular est? atrasada. Previs?o ? de que seja entregue para a popula??o s? no pr?ximo ano



Daniele Gruppi
Rep?rter

O Conselho Municipal de Seguran?a Alimentar (Comsea) visitou a obra do Restaurante Popular na ?ltima sexta-feira, dia 11 de abril. Segundo a presidente do Conselho, Betina Kayro, os trabalhos est?o atrasados, na fase de funda??o ainda, e a previs?o ? de que a obra s? seja entregue ? popula??o em 2009, e n?o mais em dezembro deste ano, conforme divulgado anteriormente. A pr?xima visita vai ser agendada para o m?s de julho.

"Percebemos que o per?odo de chuvas est? atrapalhando e n?o havia equipamentos necess?rios. No terreno h? muitas pedras devido ? antiga casa e os trabalhadores est?o retirando ? m?o, o que poderia ser feito por m?quinas", diz a presidente do Conselho.

Betina afirma que em cada m?s de obra ? feito um cronograma. "Quando uma fase ? finalizada, ? feito um relat?rio, entregue para a Caixa Econ?mica para libera??o de verba a fim de dar continuidade ? obra". O governo federal destinou R$ 1 milh?o 400 mil para os trabalhos. A contrapartida da Prefeitura ? de R$ 834 mil. Segundo ela, n?o h? ainda uma estimativa dos valores que j? foram gastos.

Para a presidente do Conselho, o Restaurante Popular visa atender ? popula??o que se encontra em situa??o financeira complicada e, por isso, ? considerado, por ela, um projeto de inclus?o social. Ela conta que foi feito um planejamento de que as pessoas que fossem trabalhar no local fosse constitu?da por moradores de rua. "N?o h? uma resposta da Prefeitura quanto a isso. Durante a visita, foram entregues ? empresa respons?vel pela obra, 26 cadastros de pessoas carentes para trabalhar na obra. ? dif?cil empreg?-las, mas elas precisam de uma chance", afirma.

Outra preocupa??o de Betina ? em rela??o ? gest?o do Restaurante. "Precisa ser democr?tica, transparente, carinhosa e que ofere?a comida de qualidade". Ela acredita que, inicialmente, o Restaurante Popular vai come?ar produzindo cerca de mil refei?es por dia e depois vai aumentando at? chegar ? capacidade de tr?s mil.