Por

Segunda, 26 de mar?o de 2007, atualizada ?s 17h00

Juiz de Fora faz novos dispositivos para moderar velocidade no tr?nsito

A avenida Rio Branco vai receber a nova ?rea chamada de traffic calming, um redutor de velocidade que a Gettran est? implantado nas principais ruas da cidade. Nos cruzamentos com Rua Halfeld e Marechal Deodoro o sistema j? est? funcionando no sentido Mergulh?o para o Bom Pastor.

A passagem diferenciada para pedestre j? foi implantada em quase dez travessias da cidade. S?o cerca de 600 metros de quadrados coloridos que buscam despertar a aten??o do motorista para que ele reduza a velocidade. O sistema, parecido com um grande quebra-molas de tijolos, tem uma eleva??o em torno de cinco cent?metros do n?vel do asfalto e ? adaptado para garantir a travessia de pessoas com defici?ncia f?sica.

No pr?ximo s?bado, dia 31 de mar?o, as pistas dos ?nibus tamb?m ser?o modificadas e dia 7 de abril, a outra parte da avenida tamb?m ganha o traffic calming. O trabalho vai ser feito na madrugada de s?bado para domingo, para evitar maiores transtornos ao tr?nsito.

Tamb?m no dia 31 desse m?s, a partir de 23h, os ?nibus v?o andar nas pistas laterais da avenida Rio Branco. Outros pontos da cidade ainda devem ser escolhidos para tamb?m receber o dispositivo de redu??o de velocidade.

Enquete
Voc? acredita que o traffic calming vai melhorar a vida do pedestre
      Sim, o dispositivo vai obrigar os motoristas a reduzirem a velocidade
      Talvez, acredito que ? preciso mais educa??o no tr?nsito
      N?o, essa passagem n?o serve para nada
      N?o, nada adianta sem a educa??o dos motoristas
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes da ACESSA.com.