Conex fica pronto esse m?s Inaugura??o, no entanto, fica para o m?s de junho, por causa da agenda do Governador A?cio Neves, que vir? para a festa

Ricardo Corr?a
Rep?rter
23/05/2006

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, Codemig, espera encerrar, at? a semana que vem, as obras do Conex - o Centro de Conven?es, tamb?m chamado por eles de Expominas Juiz de Fora. As obras est?o em fase final e entraram no momento de arremate, com apenas alguns detalhes faltando, de acordo com a assessoria do ?rg?o em Belo Horizonte.

A data da inaugura??o, no entanto, ainda n?o est? definida. Isso porque depende de agenda do governador A?cio Neves, que vir? ? cidade para entregar a obra, uma das maiores do Governo do Estado na regi?o da Zona da Mata. A?cio est? fechando seu calend?rio de visitas a munic?pios mineiros e, t?o logo tenha definido sua disponibilidade, a inaugura??o ser? marcada. ? certo, por?m, que acontece no m?s de junho.

Localizado na BR-040, pr?ximo ao trevo de Torre?es, o Conex ser? utilizado para eventos de grande porte e custou R$ 65 milh?es. Todo o dinheiro foi liberado pelo Governo do Estado. A Prefeitura doou o terreno. A ?rea total do Conex ? de 180 mil metros quadrados. Neste espa?o, foi contru?do um pavilh?o de exposi?es com 13 mil metros quadrados, um n?cleo para conven?es, sala de conven?es com dois mil lugares e uma ?rea de multi-eventos para abrigar at? 12 promo?es simult?neas.

Al?m disso, o Conex contar? com seis salas de apoio, com capacidade para 270 pessoas cada uma. Essas salas podem ser utilizadas separadamente, ou unidas em tr?s grupos. Neste caso, cada bloco poderia receber um evento para at? 800 pessoas. Juntas e unidas elas recebem at? 1.600 pessoas.

A estrutura do Centro de Conven?es e Exposi?es de Juiz de Fora ainda contempla um estacionamento para dois mil ve?culos. Tamb?m haver? cabines de tradu??o simult?nea, telefones p?blicos, ?rea administrativa, sanit?ria, de seguran?a e de atendimento m?dico. Leia mat?ria sobre a estrutura e as opini?es sobre o Conex, clicando aqui.