Sexta-feira, 19 de novembro de 2010, atualizada às 18h18

Polícia Civil prende suspeitos de serem responsáveis por 120 quilos de maconha apreendidos

Clecius Campos
Repórter

A Polícia Civil (PC) de Juiz de Fora prendeu três suspeitos de serem os responsáveis pelos 120 quilos de maconha encontrados em uma residência localizada no bairro Jóquei Clube, no último dia 9 de novembro. A quantidade é a maior apreendida em 2010. As prisões ocorreram nos dias 15, 17 e 18, mas os suspeitos só foram apresentados nesta sexta-feira, 19. De acordo com o delegado responsável pela operação, Carlos Eduardo Rodrigues dos Santos, as prisões se deram por cumprimento de mandado, em ruas de Juiz de Fora.

Desde a prisão do primeiro suspeito — o sogro do acusado de liderar o esquema de tráfico de drogas —, os homens têm sido ouvidos pela polícia e dado informações desencontradas. Nesta tarde, os três foram novamente interrogados e mantiveram seus depoimentos iniciais. "Eles não mudaram nada, mas dois confirmam que um deles é o traficante", informa Santos. Os suspeitos foram indiciados e podem responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. As penas variam de 5 a 15 anos de reclusão para tráfico e de 3 a 10 para associação.

Em depoimento, o suspeito de liderar o esquema nega envolvimento no crime. Porém, o acusado de ser o guardador da droga, o dono da residência onde a maconha foi encontrada, contou à polícia que recebia R$ 300 do líder para armazenar o entorpecente. O sogro do líder confirmou as informações, durante o interrogatório na PC. As investigações da polícia apontam o líder do esquema como um dos principais distribuidores de drogas para a região Sudeste de Juiz de Fora. "Conseguimos retirar uma grande quantidade de drogas de circulação. Com a prisão dos suspeitos, os traficantes que eram abastecidos por eles vão ficar sem a droga momentaneamente." A polícia suspeita que a maconha veio do Paraguai.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken