Quinta-feira, 15 de maio de 2008, atualizada às 15h

Cerca de cem cães são apreendidos por mês em Juiz de Fora. Demlurb intensifica operação de apreensão dos animais



Daniele Gruppi
Repórter

Cerca de cem cães são apreendidos por mês em Juiz de Fora, segundo a veterinária do canil municipal, Liza Helena Ramos Nery. Ela afirma que o Centro e os bairros circunvizinhos são os locais com grandes números de ocorrências de apreensão.

Nesta semana, o Demlurb faz operação para retirada dos animais de ruas. Nesta quinta-feira, dia 15 de maio, a rota do veículo de apreensão de animais é o trecho da Avenida Rio Branco (sentido Avenida Independência - Bom Pastor), Alto dos Passos, Bom Pastor, Santa Cecília, São Mateus, Cruzeiro do Sul e Estrela Sul.

A operação vai atender ainda nesta semana as reclamações dos bairros da Cidade Alta, Linhares e Santa Luzia. A veterinária declara que o objetivo da captura dos animais é evitar a proliferação de doenças, acidentes de trânsito e, ainda, resguardar os cães de maus-tratos.

Os animais são levados para o canil municipal e ficam à espera de seus dono para buscá-los. "A maioria dos animais não tem perfil de serem de ruas", revela. Eles recebem alimentação e tratamentos adequados. Se não forem retirados por seus donos, ficam à disposição para doação.

Liza Helena diz que os interessados em adotar os cães podem fazer uma visita ao canil municipal, em Nova Benfica, de segunda a sexta, de 09h às 19h30 e de 13h às 15h30. "Fazemos uma entrevista rápida para sabermos se a pessoa tem consciência de sua responsabilidade e se vai cuidar do bem-estar e da saúde do animal".

A solicitação dos serviços de apreensão pode ser feita pelo telefone 156, ou direto no Canil Municipal pelo (32) 3690-3591, ou ainda no serviço de plantão do Demlurb no (32) 3690-3502. Segundo Liza Helena, o atendimento é realizado mediante avaliação e mapeamento de critérios de riscos. "Temos o prazo de cinco dias para atender o pedido".

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.