Quinta-feira, 15 de maio de 2008, atualizada ?s 15h

Cerca de cem c?es s?o apreendidos por m?s em Juiz de Fora. Demlurb intensifica opera??o de apreens?o dos animais



Daniele Gruppi
Rep?rter

Cerca de cem c?es s?o apreendidos por m?s em Juiz de Fora, segundo a veterin?ria do canil municipal, Liza Helena Ramos Nery. Ela afirma que o Centro e os bairros circunvizinhos s?o os locais com grandes n?meros de ocorr?ncias de apreens?o.

Nesta semana, o Demlurb faz opera??o para retirada dos animais de ruas. Nesta quinta-feira, dia 15 de maio, a rota do ve?culo de apreens?o de animais ? o trecho da Avenida Rio Branco (sentido Avenida Independ?ncia - Bom Pastor), Alto dos Passos, Bom Pastor, Santa Cec?lia, S?o Mateus, Cruzeiro do Sul e Estrela Sul.

A opera??o vai atender ainda nesta semana as reclama?es dos bairros da Cidade Alta, Linhares e Santa Luzia. A veterin?ria declara que o objetivo da captura dos animais ? evitar a prolifera??o de doen?as, acidentes de tr?nsito e, ainda, resguardar os c?es de maus-tratos.

Os animais s?o levados para o canil municipal e ficam ? espera de seus dono para busc?-los. "A maioria dos animais n?o tem perfil de serem de ruas", revela. Eles recebem alimenta??o e tratamentos adequados. Se n?o forem retirados por seus donos, ficam ? disposi??o para doa??o.

Liza Helena diz que os interessados em adotar os c?es podem fazer uma visita ao canil municipal, em Nova Benfica, de segunda a sexta, de 09h ?s 19h30 e de 13h ?s 15h30. "Fazemos uma entrevista r?pida para sabermos se a pessoa tem consci?ncia de sua responsabilidade e se vai cuidar do bem-estar e da sa?de do animal".

A solicita??o dos servi?os de apreens?o pode ser feita pelo telefone 156, ou direto no Canil Municipal pelo (32) 3690-3591, ou ainda no servi?o de plant?o do Demlurb no (32) 3690-3502. Segundo Liza Helena, o atendimento ? realizado mediante avalia??o e mapeamento de crit?rios de riscos. "Temos o prazo de cinco dias para atender o pedido".