Preparando para o pr?ximo vestibular

De bem com a vista

Com a divulga??o dos ?ltimos resultados dos vestibulares 1999 e com o in?cio da publica??o dos calend?rios dos vestibulares de meio de ano, ? chegada a hora de se come?ar a preparar para o pr?ximo vestibular. Com vistas a uma prepara??o mais eficiente, achamos oportuno publicar algumas dicas importantes. Aqui vai uma delas:

Tonturas, enj?os, cansa?o excessivo podem ser sintomas de problemas de vis?o que o estudante nem sabia que tinha. Uma passadinha no oculista, antes de mergulhar nos livros, pode garantir um desempenho bem melhor nos estudos e evitar maiores problemas de vista.

Segundo os oftalmologistas, o grande n?mero de horas de estudo na ?poca do vestibular costuma acarretar problemas de vis?o, nem sempre identificados pelos estudantes. Cansa?o ? um sinal. Os oculistas acreditam que por nunca terem manifestado nenhum problema antes, os estudantes tendem a atribuir o cansa?o ao volume de trabalho e n?o a um problema dos olhos.

Mesmo para quem tem vis?o perfeita alguns cuidados devem ser tomados na hora do estudo. A dist?ncia ideal entre os olhos e o que se est? lendo deve ser de 40 cm. Para quem n?o quer usar a r?gua, vamos dar um jeitinho: basta segurar o livro com os bra?os formando um ?ngulo reto. Pronto! Esta ? a dist?ncia segura.

A segunda recomenda??o ? resultado direto da primeira: N?o ler deitado. N?o que exista problemas em se ler nesta posi??o, o inconveniente ? que algu?m jamais conseguir? manter a dist?ncia correta nesta situa??o e a tend?ncia natural ser? a aproxima??o excessiva do livro ao rosto.

A ilumina??o ? a maior fonte de preocupa??o. Luz artificial ou natural ? o que menos importa. O importante ? saber se ela ? suficiente ou se vem da dire??o certa. Recomenda-se o uso de l?mpadas entre 60 e 100 Watt. O foco de luz deve vir de tr?s e cair diretamente sobre o local onde est? o livro ou o caderno.

Para quem est? estudando com o aux?lio do computador, um intervalo de dez minutos para cada hora em frente ? tela, para relaxar os olhos ? fundamental.

Colabora??o: Curso Cave - Pr?-Vestibular
R. Halfeld, 608/405. Tel: 215-4044
E-mail: info@cave.com.br