Quarta, 12 de setembro de 2007, atualizada ?s 09h27

Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora vai realizar parceria com cl?nicas veterin?rias para cadastro de c?es considerados perigosos


Renata Solano
*Colabora??o

Apesar do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora ainda estar se interando sobre como atuar na cidade sobre a nova norma para registro de c?es no Estado, o assessor de imprensa do ?rg?o, Capit?o Santiago (foto ao lado), j? adiantou que, em Juiz de Fora, o cadastro ser? feito atrav?s de parcerias com cl?nicas veterin?rias, ?rg?os e entidades p?blicas, organiza?es n?o-governamentais, associa?es e funda?es privadas.

Segundo ele, ser?o aplicadas medidas a serem cumpridas pelos donos dos c?es cadastrados. Entre elas, o uso de fucinheira e a coloca??o de placa de advert?ncia na entrada do im?vel onde o c?o ? mantido, informando a ra?a, a periculosidade e o n?mero do registro do animal.

No ?ltimo dia 06 de setembro, representantes do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora estiveram em Belo Horizonte para pegar mais detalhes sobre a nova Lei que vai come?ar a vigorar, no Estado, a partir deste s?bado, dia 15 de setembro. Em Juiz de Fora, ainda n?o tem data definida, mas a popula??o deve acionar o Corpo de Bombeiros, caso encontre animais em situa??o irregular. O objetivo da medida p?blica ? prevenir acidentes causados pela f?ria desses animais.

Entenda a Lei
foto de um pitbull A norma foi aprovada em 22 de agosto de 2007 para regulamentar a a??o e prev? multa para os donos de c?es que n?o cumprirem as regras. A lei se aplica a todos os propriet?rios de c?es, com mais de 120 dias de idade, das ra?as pit bull, doberman, rottweiler e outros de porte f?sico e for?a semelhantes, e ainda de seus mesti?os, dentro do Estado de Minas Gerais.

Para a elabora??o e implementa??o foram consultados sites e obras liter?rias como guias de c?es que tratam sobre as ra?as, sanidade, vacina??o e personalidade. Para tanto, h? tamb?m na lei, divulgada no site do corpo de bombeiros (veja a lei) defini?es das ra?as e caracter?sticas dos c?es que devem ser cadastrados.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o da UFJF