Ter?a-feira, 17 de junho de 2008, atualizada ?s 16h

Prazo para receber PIS/Pasep vai at? 30 de junho. Na regi?o do Sudeste de Minas, o que inclui JF, mais de quatro mil n?o retiraram o benef?cio



Daniele Gruppi
Rep?rter

Assim como todos os trabalhadores do Brasil, os juizforanos tem at? o dia 30 de junho para receber o PIS e o Pasep, que s?o os programas de integra??o social e de forma??o do patrim?nio do servidor.

O valor equivale a um sal?rio m?nimo que, atualmente, vale R$ 415. O trabalhador do setor privado recebe o PIS nas ag?ncias da Caixa Econ?mica Federal, e o servidor p?blico recebe o Pasep nas ag?ncias do Banco do Brasil

Segundo informa?es da Caixa Econ?mica, 4,46% dos trabalhadores brasileiros ainda n?o sacaram o benef?cio. Na regi?o do Sudeste de Minas, na qual Juiz de Fora est? inserida, 4.235 trabalhadores ainda n?o receberam o abono salarial. J? outros 188.654 receberam o benef?cio, totalizando mais de R$ 7 milh?es.

No calend?rio de pagamentos anterior, 175.249 abonos foram recebidos pelos trabalhadores entre agosto de 2006 e junho de 2007. A Caixa Econ?mica n?o possui somente os dados de Juiz de Fora para repassar.

Tem direito ao PIS o trabalhador cadastrado at? 2002 que tenha trabalhado pelo menos 30 dias, consecutivos ou n?o, no ano de 2006 com carteira de trabalho assinada pela empresa; tenha recebido, em m?dia, at? dois sal?rios m?nimos mensais e que tenha tido seus dados informados corretamente por sua empresa na Rela??o Anual de Informa?es Sociais (RAIS) do ano-base 2006.

Quanto aos rendimentos, tem direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS/Pasep at? 04 de outubro de 1988 e que tenha saldo de quotas do PIS. Quem ainda n?o recebeu o abono salarial, desde julho de 2007 at? agora, o prazo se encerra no dia 30 de junho. Se possuir o Cart?o do Cidad?o, com senha cadastrada, a pessoa pode receber o benef?cio nos pontos de atendimento, distribu?dos entre terminais de auto-atendimento, casas lot?ricas e correspondentes banc?rios "Caixa Aqui", inclusive nos fins de semana.