Sexta-feira, 20 de junho de 2008, atualizada ?s 16h14

Opera??o "Jo?o-de-Barro" da PF desarticula esquema de desvio de verbas para constru??o de casas populares em v?rias cidades, inclusive em JF



Priscila Magalh?es
Rep?rter

A Pol?cia Federal realizou a Opera??o Jo?o-de-Barro nesta sexta-feira, 20 de junho, em Minas Gerais, S?o Paulo, Rio de Janeiro, Esp?rito Santo, Rio Grande do Norte, Goi?s, Tocantins e no Distrito Federal para combater um esquema de desvio de verba destinada ? constru??o de casas populares e esta?es de tratamento de esgoto.

Em Juiz de Fora, apenas mandados de busca e apreens?o foram cumpridos no 4? andar da Prefeitura (PJF), por?m a assessoria da PF, em Bras?lia, n?o soube informar o que foi apreendido no local. Os policiais tinham 231 mandados de busca e apreens?o e 38 de pris?o a cumprir nos oito estados investigados. Foram 15 presos em Belo Horizonte, 14 em Governador Valadares, um em Lagoa Santa, um em Caratinga e um em Te?filo Otoni.

A partir de den?ncias, o Tribunal de Contas da Uni?o (TCU) realizou uma auditoria em 29 de Minas Gerais, revelando ind?cios de fraude na execu??o de obras. A investiga??o policial resultou na desarticula??o do esquema de desvio de verba p?blica destinada ? constru??o de casas populares e esta?es de tratamento de esgoto.

O desfalque era feito nas transfer?ncias volunt?rias, recursos financeiros repassados pela Uni?o aos Estados, Distrito Federal e Munic?pios. Parte dessas transfer?ncias se destinam a financiar obras do Programa de Acelera??o do Crescimento (PAC). Como o dinheiro era desviado, as obras n?o eram realizadas na quantidade nem alcan?avam a qualidade previstas no projeto original.

Os projetos apresentados pelo esquema, ao governo, receberam o repasse de R$ 700 milh?es. De acordo com a assessoria da PF, a opera??o pode impedir que mais R$ 2 bilh?es sejam desviados.