Segunda-feira, 30 de junho de 2008, atualizada ?s 15h52

Carteiros de Juiz de Fora entram em greve por tempo indeterminado



* Da Reda??o

Na assembl?ia realizada na quinta-feira, dia 26 de junho, com cerca de 50 trabalhadores dos Correios, foi decidido que as atividades ser?o paralisadas a partir de ter?a-feira, dia 1? de julho, em Juiz de Fora.

Durante a assembl?ia foram discutidos temas que a categoria reivindica e que, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Comunica??o Postal, Telegr?fica e Similares de Juiz de Fora e regi?o, a Empresa de Correios e Tel?grafos (ECT) n?o atende de maneira satisfat?ria, como a Participa??o nos Lucros e Resultados (PLR), o Plano de Carreira, Cargos e Sal?rios (PCCS), o Adicional de Risco (30% sobre sal?rio-base do carteiro), entre outros.

Reivindica?es

O 28? Congresso Ecetista aconteceu em Bras?lia, nos dias 18, 19 e 20 de junho deste ano, em que pesaram as discuss?es sobre Adicional de Risco, PCCS e PLR. Tamb?m foram debatidos os termos da Campanha Salarial do segundo semestre, com perspectiva ao crescimento e ? infla??o, que afetam diretamente os trabalhadores dos Correios, que possuem o piso salarial mais baixo das categorias dos servidores p?blicos.

A sobrecarga de trabalho, devido ao crescimento do tr?fego postal, tamb?m influenciou para uma s?rie de reivindica?es dentro do quadro nacional pelas condi?es de trabalho e reposi??o com aumento do efetivo, al?m de equipamentos e novas edifica?es.

PLR
Depois que a ECT pagou a PLR/2008, privilegiando os cargos estrat?gicos que receberam at? R$ 44 mil, anunciou que j? protocolou a PLR/2009, sem a discuss?o com os trabalhadores.

A dire??o da ECT apresentou proposta de PCCS com o cargo amplo e uma proposta de carreira que, segundo o Sindicato dos Trabalhadores, s? permite a passagem entre os cargos de carteiro, motorista, OTT, atendente e pessoal da ?rea administrativa. O crescimento para cima ser? muito dif?cil e por um RI totalmente manipulado pela diretoria da ECT.

O Sindicato ainda afirma que n?o h? repara??o das distor?es do PCCS de 1995 ou reposi??o das perdas salariais e mant?m o piso salarial em R$ 603. "Legaliza a demiss?o imotivada, alegando que todos que tiverem GCR baixo por dois per?odos, ou seja, em seis meses poder? ser demitido. Nossa proposta ? rejeitar integralmente a proposta da empresa, sem fazer emendas em seu conte?do, reafirmando o PCCS dos trabalhadores".

*Informa?es baseadas em texto enviado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Comunica??o Postal, Telegr?fica e Similares de Juiz de Fora e regi?o