Quarta-feira, 5 de janeiro de 2011, atualizada às 18h02

Defesa Civil interdita quatro casas no Marumbi e no Grajaú

Clecius Campos
Repórter
Foto da chuva

Quatro casas, sendo uma localizada no bairro Marumbi e outras três no Grajaú, foram interditadas nesta quarta-feira, 5 de janeiro, pela Defesa Civil. As chuvas causaram estragos nas construções, comprometendo as estruturas. No bairro Marumbi, a casa interditada fica na rua Aleixo Martins Neto, 45. A presença de trincas nas paredes obrigou a Defesa Civil a interditar o local. Os moradores estão abrigados, temporariamente, na casa de parentes. Como o imóvel era alugado, a família vai buscar uma nova moradia.

No bairro Grajaú, três casas na rua Munir Simão Sffeir apresentaram trincas e ameaçam trazer ao chão um barranco nelas encostado. Duas delas (números 98 e 147) foram interditadas parcialmente, tendo sido os moradores orientados a não permanecerem nos cômodos localizados nos fundos das residências. A outra casa (número 100) foi totalmente interditada. No momento da vistoria da Defesa Civil, nenhum dos dois moradores estava no local. Vizinhos informaram que eles devem ficar na casa de parentes.

Um escorregamento de terra na rua Diva Garcia 60, no bairro Linhares, e o risco de deslizamento fizeram com que a Defesa Civil interditasse parte da via, que opera em meia pista. Técnicos retornarão ao local nesta quinta-feira, 6, para avaliar e realizar os serviços necessários. Por causa da chuva da última terça-feira, 4, um muro de contenção de uma casa localizada na rua Calil Abraão Hallack, no bairro Santa Clara, caiu. O acidente não atingiu a residência e não houve necessidade de interdição.

No total, a Defesa Civil registrou 48 ocorrências, das 18h da terça-feira, 4, às 17h desta quarta-feira, 5, sendo 13 na região Leste, 12 na Norte, oito na Sul, sete na Sudeste, quatro no Centro, duas na Oeste e duas na Nordeste (ver mapas). Entre as ocorrências de destaque foram dez trincas em paredes, sete escorregamentos de talude, cinco ameaças de escorregamento de talude e quatro infiltrações em muros.

As chuvas tendem a continuar em Juiz de Fora até o final de semana. Segundo informação do 5º Distrito de Meteorologia, o céu ficará nublado nesta quinta-feira, 6, e pancadas de chuva poderão ocorrer na parte da tarde. De sexta-feira, 7, até o final de semana, o sol aparece e as temperaturas irão se elevar, mas as tardes permanecem chuvosas. Embora a frente fria sobre a Zona da Mata esteja perdendo a força, uma nova frente fria deve se aproximar de Juiz de Fora na próxima semana.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken