Ter?a-feira, 29 de julho de 2008, atualizada ?s 17h49

Milhares de juizforanos n?o quitaram o IPVA



Daniele Gruppi
Rep?rter

Os propriet?rios de ve?culos com placa de final de 1 a 5 que n?o pagaram o IPVA relativo a 2008 t?m prazo at? quinta-feira, dia 31 de julho, para regularizar sua situa??o e receber o Certificado de Registro e Propriedade do Ve?culo (CRLV).

Em Juiz de Fora, os dados da Secretaria do Estado da Fazenda apontam que em junho havia 36 mil e 600 contribuintes sem quitar o imposto e 40 mil e 500 pendentes na taxa de licenciamento.

A pend?ncia, bem como o n?o pagamento do seguro obrigat?rio e de eventuais multas, impede o Detran/MG de emitir o CRLV, que ? um documento de porte obrigat?rio. A partir do dia 1? de agosto o CRLV come?ar? a ser exigido.

O prazo para come?ar a cobrar o documento dos propriet?rios de ve?culos com placa de final de seis a zero ? a partir do dia 1? de setembro. Desta forma, aqueles que ainda n?o pagaram o IPVA 2008 tem at? 31 de agosto para tomar a provid?ncia.

Sem ele, o motorista poder? ter seu carro apreendido, pagar multa de R$ 191,53 e perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilita??o (CNH). Para pagar o IPVA, basta que o interessado se dirija a uma ag?ncia de um dos bancos credenciados e informe o n?mero do Renavam ou a placa do ve?culo. O valor do imposto devido, incluindo juro e multa, vai ser calculado. O mesmo procedimento deve ser adotado em rela??o ? Taxa de Licenciamento.