Usina de reciclagem ? entregue aos catadores de lixo Decreto d? permiss?o de uso de terreno em Nova Benfica ? Ascajuf, que vai processar material de coleta pr?pria e da coleta recicl?vel feita pelo Demlurb


Fernanda Fernandes
Rep?rter
30/07/2008

O prefeito Jos? Eduardo Ara?jo assinou o decreto que d? permiss?o do uso do terreno da Usina de Reciclagem de Lixo, em Nova Benfica, ? Associa??o Municipal dos Catadores de Papel, Papel?o e Materiais Reaproveit?veis de Juiz de Fora (Ascajuf).

Na presen?a de uma comitiva dos catadores de lixo, o documento foi assinado na quarta-feira, 30 de julho, e outorga ? Ascajuf a permiss?o gratuita de utiliza??o do espa?o por dez anos. O valor do terreno ? estimado em cerca de R$ 370 mil e tem ?rea de 1.159 metros quadrados.

Al?m do decreto, foram assinados tamb?m os termos de compromisso de coopera??o m?tua entre os ?rg?os envolvidos: Secretaria de Pol?tica Social, Secretaria de Administra??o e Recursos Humanos, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e Ascajuf. O decreto entra em vigor 60 dias ap?s a data de publica??o.

Foto do prefeito assinando o decreto O prefeito Jos? Eduardo Ara?jo disse ter levado apenas duas semanas para avaliar a proposta e decidir pela entrega da usina ? associa??o. O ?nico impasse era o local onde centralizar a coleta antes de enviar para a usina. O problema foi resolvido com a cess?o de um terreno pr?ximo ao Terreir?o do Samba.

A presidente da Ascajuf emocionou-se ao falar em nome de seus colegas, traduzindo o momento como a realiza??o de um sonho pela confian?a no trabalho dos 40 associados.

"Hoje, a usina est? em 10% de sua capacidade. Quando estiver em sua capacidade plena, estaremos contribuindo para prolongar a vida ?til do aterro sanit?rio", lembrou o vereador Fl?vio Cheker, presidente da Comiss?o de Direitos Humanos da C?mara e membro do F?rum Municipal de Popula??o de Rua.

Dois n?cleos funcionar?o em conjunto

Foto dos catadores de papel Os catadores de lixo ter?o agora dois n?cleos, um pr?ximo ao Terreir?o do Samba e outro na Usina de Triagem, na Zona Norte. Jana?na explica que o material recolhido ser? levado para o galp?o, onde ser? separado por categoria em fardos, antes de ser levado para a usina.

Na usina tamb?m haver? um grupo de triagem, que vai receber o material recicl?vel da coleta seletiva do Demlurb.

De acordo com a presidente da Ascajuf, ao juntar todo o material, aumenta o poder de negocia??o dos catadores frente ?s empresas que compram lixo recicl?vel.

Planos de amplia??o

De acordo com o prefeito, o munic?pio s? tem a ganhar com a cess?o do espa?o, pois, no momento, a Prefeitura n?o tem a capacidade de gerir a usina como ter? a associa??o.

Foto da presidente da Ascajuf Jana?na explica que os associados da Ascajuf coletam qualquer tipo de material recicl?vel. O mais valorizado, e tamb?m menos encontrado, ? o cobre.

A entidade diferencia-se de outras associa?es por recolher tamb?m ?leo de cozinha usado, principalmente entre os restaurantes do Centro. A partir deste res?duo, ? feito sab?o que a pr?pria Ascajuf se encarrega de vender.

No novo espa?o, Jana?na pretende ampliar a reciclagem pr?pria. O primeiro passo ser? a produ??o de vassouras de garrafa pet. "O consumismo ? muito grande e d? muito material, principalmente garrafa pet e vidro",diz.