Segunda-feira, 7 de dezembro de 2009, atualizada às 18h30

Chuva deixa 18 pessoas desalojadas e provoca interdição de quatro ruas na cidade

Aline Furtado
Repórter

A chuva que caiu sobre Juiz de Fora no último final de semana deixou desalojadas 18 pessoas, de cinco famílias, além de ter provocado a interdição de quatro ruas da cidade.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Defesa Civil, foram registradas 32 ocorrências entre as 18h da última sexta-feira, 4 de dezembro, e as 10h desta segunda-feira, dia 7. Deste total, 17 foram contabilizadas na zona Sul, cinco na Norte, quatro na Sudeste, três na Leste, duas na Oeste e uma no Centro (ver mapas).

As famílias desalojadas são moradoras das ruas Joaquim Pinto Apolinário e Projetada, ambas no bairro Ipiranga. A Defesa Civil interditou as residências e orientou as pessoas a saírem dos locais devido ao risco de desabamento. Os moradores estão abrigados por vizinhos.

Entre as ruas interditadas estão a João Francisco Monteiro, no bairro Santa Cecília, devido à queda de árvores e pedras de encosta; a rua Waldemar Pereira, no bairro Cruzeiro do Sul, devido a trincas na via; a rua Goiás, no bairro São Sebastião, devido a um escorregamento de terra; e a rua 4, no bairro Vila Esperança II, devido à queda parcial de um muro. Segundo informações da Defesa Civil, equipes estão avaliando a situação dos locais para definir a previsão de liberação das ruas.

Mais chuva

De acordo com o meteorologista do 5º Distrito de Meteorologia, Cleber Souza, as chuvas do final de semana foram decorrentes de uma frente fria que estava sobre a região, mas que já perde intensidade. "Nos próximos dias, Juiz de Fora terá céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fortes, acompanhadas de raios, ao longo das tardes."

A temperatura deverá sofrer elevação até sexta-feira, com o aparecimento do sol pela manhã. Entretanto, o próximo final de semana deverá ser de mais chuva na região, durante todo o dia. Segundo o meteorologista, o volume de precipitações nos primeiros dias de dezembro está dentro do esperado para esta época do ano.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes