Sexta-feira, 26 de setembro de 2008, atualizada ?s 17h38

Transporte p?blico p?ra. Motoristas e cobradores acusam Sinttro de estar atrelado aos patr?es e cobram revis?o salarial



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Motoristas e cobradores lideraram uma manifesta??o na tarde desta sexta-feira, 26 de setembro. Eles usaram apitos e pararam o transporte p?blico da cidade na avenida Rio Branco. Com o movimento, eles querem cobrar a investiga??o de irregularidades no Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo de Juiz de Fora (Sinttro) e a revis?o salarial.

Segundo o l?der do movimento Francisco de Paula da Silva, os trabalhadores querem rever o sal?rio, de acordo com o que aparecia na planilha da Astransp, a mesma que autorizou o aumento da passagem de R$ 1,55 at? R$ 1,75. Os valores s?o mais altos do que o recebido atualmente. "Queremos receber o que estava naquela planilha".

Os funcion?rios das empresas de ?nibus tamb?m acusam o Sinttro de estar atrelado aos patr?es. Sobre as negocia?es salariais, Silva diz que o resultado nunca ? o proposto pelo Sinttro e chama a aten??o para o reajuste das passagens nos ?ltimos anos. "Em quatro anos, tivemos reajuste de 21% no sal?rio, enquanto a passagem subiu 39,44%", ressalta ele.

Al?m disso, a categoria diz que est? sendo amea?ada pelo Sindicato. Silva conta que foi demitido h? uma semana por come?ar o movimento. Wedio Wildson diz que foi demitido nesta quinta-feira, 25, ap?s uma discuss?o com um dos dirigentes do Sinttro.

O motorista Carlos Alexandre diz que h? 12 anos o sindicato tem os mesmos dirigentes e n?o abre espa?o para a concorr?ncia de outras chapas. "Queremos que essa diretoria renuncie ou que tenham elei?es imediatamente". Ele completa dizendo que houve um abaixo-assinado entre a categoria e, quem assinou, est? recebendo uma carta de amea?a do Sinttro. "Eles dizem que quem n?o comparecer ao Sindicato em 72 horas vai responder por processo".

Foto da manifesta??o Foto dos ?nibus parados

O vice-presidente do Sinttro, Paulo Avezani, classificou a manifesta??o como ilegal. Segundo ele, quem est? liderando o movimento n?o pertence ? categoria e est? sendo comandado por um candidato ? Prefeitura de Juiz de Fora. "Muitos trabalhadores n?o sabem nem o motivo da paralisa??o".

Avezani tamb?m negou as demiss?es. Sobre as elei?es, o dirigente diz que o processo acontece a cada quatro anos. A ?ltima aconteceu em mar?o de 2008 e a outra chapa n?o conseguiu disputar o processo eleitoral. Sobre o abaixo-assinado e as amea?as, o sindicalista diz que s?o 4.500 associados ao Sinttro e somente 116 assinaram. "Destes, 30 nos procuraram para dizer que foram enganados. Eles aderiram, pois foram informados de que o objetivo era o recebimento de uma diferen?a salarial".