Quinta-feira, 2 de outubro de 2008, atualizada ?s 11h30

Decis?o do Minist?rio P?blico desagrada ex-funcion?rios do HU



Marinella Souza
*Colabora??o

Ex-funcion?rios do Hospital Universit?rio da UFJF (HU) procuraram a Central ?nica dos Trabalhadores (CUT) Regional da Zona da Mata/MG revelando descontentamento em rela??o ? decis?o do Minist?rio P?blico (MP) que obrigou o HU a regularizar a situa??o de mais de 200 funcion?rios.

Segundo o presidente da CUT Regional, P?ricles de Lima, cerca de 250 funcion?rios trabalhavam de forma irregular. "O "MP exigiu uma medida para regularizar e a maneira que a reitoria encontrou para fazer isso foi demitindo todo mundo, sem direito ? indeniza??o, e abrir uma nova sele??o", revolta-se.

Segundo a assessoria de comunica??o do HU, n?o houve demiss?o. "Esses funcion?rios eram contratados de uma firma terceirizada que prestava servi?os para a UFJF e n?s n?o renovamos o contrato com essa empresa porque estava dando problemas. Eles n?o foram demitidos. Apenas n?o houve renova??o do contrato".

Para que o HU n?o sofresse com o d?ficit de funcion?rios, uma prova de sele??o foi realizada este ano, permitindo que esses mesmos funcion?rios concorressem aos cargos na Funda??o HU. Para o presidente da CUT Regional, a prova "estava muito al?m do conhecimento dos funcion?rios e s? uns quatro ou cinco foram aprovados; os demais foram demitidos sem direitos".

Em nota ? imprensa, o diretor geral do HU, Dimas Augusto de Carvalho Ara?jo, diz que a sele??o foi uma forma de "afastar a anterior situa??o de presta??o de servi?os, no HU, por trabalhadores 'aut?nomos', remunerados mediante pagamento de honor?rios pr?-labore, evitando-se, tamb?m o modelo tradicional de 'terceiriza??o'", diz em fax enviado ? reda??o do Portal ACESSA.com.

A CUT prepara um ato p?blico no pr?ximo dia 07 de outubro, ?s 15h, em frente ? C?mara Municipal, com intuito de chamar a aten??o das autoridades para a situa??o dos funcion?rios que, como afirma Lima, ficaram sem trabalho e sem direito ? qualquer tipo de indeniza??o, porque trabalhavam de forma irregular.

Lima informa que uma carta vai ser encaminhada ao MP e tamb?m ao presidente Lula expondo a situa??o dessas pessoas que, segundo ele, "trabalhavam em regime quase escravo".

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF