Resultado de a??o da Marinha em represas de JF Capitania dos Portos do Rio de Janeiro atua em represas do sul de Minas Gerais

As informa?es abaixo foram enviadas pela assessoria de comunica??o
da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro 17/11/2008

A Marinha do Brasil, por interm?dio da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, Organiza??o Militar subordinada ao Comando do 1? Distrito Naval, realizou A??o de Fiscaliza??o do Tr?fego Aquavi?rio (AFTA), em Juiz de Fora, Minas Gerais, incluindo a instala??o de uma Delegacia Itinerante e a?es de orienta??o para propriet?rio de embarca?es de esporte e recreio. A opera??o foi realizada no per?odo de 13 a 16 de novembro, abrangendo as represas de Jo?o Penido e Chap?u D'uvas.

Tendo em vista que a quantidade de embarca?es naquelas represas n?o ? elevada. No total, foram abordadas 17 embarca?es, sendo 02 notificadas. No dia 13, foi realizada a prova de arrais amador, com a participa??o de 39 pessoas. Na opera??o, foram empregadas 03 embarca?es e uma aeronave do 1 Esquadr?o de Helic?pteros de Instru??o (HI-1) da For?a Aeronaval da Marinha do Brasil, com o envolvimento de mais 20 militares para o cumprimento desta miss?o. O Grupo Tarefa (GT) foi comandado pelo Capit?o-de-Mar-e-Guerra Wilson Pereira de Lima Filho, Capit?o dos Portos do Rio de Janeiro.

Foto de uma lancha na represa Os principais aspectos verificados foram: habilita??o dos condutores, documenta??o da embarca??o, material de salvatagem (coletes e b?ias), extintores de inc?ndio, luzes de navega??o, lota??o e estado da embarca??o.

Nas abordagens, os inspetores navais auxiliares alertaram os navegantes sobre os principais t?picos de seguran?a da navega??o:

1 ? N?o esque?a a habilita??o quando for navegar;
2 - N?o esque?a os coletes salva-vidas e extintores de inc?ndio;
3 - Mantenha a dist?ncia segura das praias e dos banhistas;
4 ? Respeite a lota??o da embarca??o;
5 - Se beber passe o tim?o para algu?m habilitado; e
6 ? N?o polua o mar.
7 - Fa?a a manuten??o correta de sua embarca??o;
8 - Respeite a vida, seja solid?rio;
9 - Ao sair, informe o seu plano de navega??o ao Iate Clube, Marina ou Condom?nio; e
10 ? Conduza a embarca??o com prud?ncia e em velocidade compat?vel para evitar acidente.

Se voc? tamb?m quiser participar, enviando uma not?cia que registrou, cadastre-se no link SUA NOT?CIA e anexe as suas informa?es. Leie atentamente o regulamento