Cust?dio inicia administra??o com visita ao HPS Antes de ir ao gabinete, prefeito se re?ne com Secret?ria de Sa?de para analisar as prioridades da pasta

Patr?cia Rossini
Colabora??o*
Madalena Fernandes
Revisora
02/01/2009

No primeiro dia ? frente do Executivo Municipal, o prefeito Cust?dio Mattos (PSDB) fez uma visita ao Hospital de Pronto Socorro (HPS). Cust?dio chegou ao hospital ?s 9 h da manh? e, acompanhado do vice, Eduardo de Freitas (PDT), se reuniu com a secret?ria de Sa?de, Eunice Caldas Figueredo Santos, com o subsecret?rio de Urg?ncia e Emerg?ncia, Cl?udio Reiff e com a diretora geral do HPS, Simone Mathiasi.

A falta de m?dicos cirurgi?es aos finais de semana deve ser o primeiro desafio da administra??o. "N?s estamos com problemas de defici?ncia de plant?o de cirurgi?o no final de semana, que ? um risco iminente de vida, e eu estive aqui hoje para tomar conhecimento pessoal, junto com os profissionais, de quais s?o esses problemas mais cruciais e tomar as primeiras provid?ncias", explica Cust?dio.

De acordo com o chefe do executivo, existem pend?ncias que precisam ser resolvidas com planejamento. "H? algumas outras provid?ncias de regulariza??o de equipamento e materiais de cirurgia, de pessoal, e, principalmente, uma reforma, uma expans?o da estrutura do hospital", afirma. Segundo informa?es repassadas pela secret?ria de Sa?de, Eunice Caldas Figueiredo Santos, a reforma vai ser feita na sala de urg?ncia, que recebe os pacientes para o primeiro atendimento. Por?m, como est? prevista a constru??o de um novo hospital, a adequa??o deve ser de pequeno porte.

As aten?es da secret?ria est?o voltadas para o atendimento prim?rio. "N?s temos o grande desafio de regular a urg?ncia e emerg?ncia. Hoje n?s temos o HPS, mas sem um fluxo definido corretamente. O que n?s pretendemos ? fazer uma an?lise de toda a situa??o da urg?ncia e emerg?ncia da cidade, que n?o se restringe ao HPS, mas tamb?m ?s Unidades Regionais e ? aten??o prim?ria", esclarece. Eunice acredita que, com a reestrutura??o da rede de atendimento, as melhorias na sa?de p?blica v?o ser percebidas rapidamente. "Implantando um sistema de urg?ncia e emerg?ncia bem desenvolvido, a gente acredita inclusive que com pouco tempo n?s vamos ter uma redu??o nesse fluxo t?o grande na porta do HPS."

Usu?rios reclamam de demora no atendimento
Jos? Afonso da Silva

Uma das principais reivindica?es dos usu?rios do HPS ? a melhoria do atendimento. O metal?rgico Jos? Afonso da Silva, de 48 anos, considera o atendimento ruim por ser muito demorado. "Mesmo se o procedimento for simples, eles demoram muito pra atender a gente aqui no hospital", afirma. Jos? foi ao HPS na manh? desta sexta, dia 2 de janeiro, para fazer um curativo no cotovelo. Entre a chegada no hospital e o atendimento, esperou mais de uma hora.

Prioridades da administra??o tucana

Ainda sem data definida, a quita??o da folha de pagamento do funcionalismo p?blico municipal ? o primeiro problema a ser resolvido por Cust?dio. Segundo ele, a Prefeitura vai obter dinheiro fazendo acordo com um novo banco para assumir as contas da prefeitura. A data do pagamento pode ser divulgada ainda nesta sexta, dia 02 de janeiro.

Entre as primeiras a?es est? o estudo necess?rio para a licita??o do transporte p?blico, e o prefeito aguarda o fim do per?odo chuvoso para fazer uma Opera??o Tapa-Buraco, para o recapeamento das ruas do munic?pio.

Nas pr?ximas horas, os membros do primeiro escal?o devem encaminhar ao chefe do Executivo um plano de trabalho inicial, com as a?es e necessidades de cada pasta.

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF