C?mara Municipal elege Mesa Diretora Vereador reeleito pelo PMDB, Bruno Siqueira ? o novo presidente da Casa.
Pastor Carlos (PRB) ? vice

Patr?cia Rossini
Colabora??o*
Madalena Fernandes
Revisora
02/01/2009

O vereador Bruno Siqueira (PMDB) foi eleito presidente da C?mara Municipal para o bi?nio 2009-2010 na tarde dessa quinta-feira, 1? de janeiro, durante a solenidade de posse do Legislativo e Executivo. A chapa ?nica, encabe?ada pelo peemedebista, teve 16 votos a favor e tr?s contr?rios - esses, da bancada do PT.

Com 34 anos e tr?s mandatos consecutivos, o vereador mais votado da hist?ria de Juiz de Fora (6.483 votos) iniciou seu discurso dizendo que "o primeiro compromisso de um homem p?blico ? com a verdade".

A parceria com o Poder Executivo tamb?m foi comentada pelo presidente da C?mara. "N?s precisamos trabalhar para que a popula??o de Juiz de Fora tenha seus anseios refletidos no trabalho da C?mara Municipal e tamb?m da Prefeitura. S?o poderes independentes, e assim eles devem trabalhar, mas tamb?m podem trabalhar em harmonia, fazendo com que os recursos necess?rios para o desenvolvimento de nossa cidade possam vir do Governo Federal e Estadual, al?m dos recursos pr?prios, fazendo com que Juiz de Fora possa retomar o seu prest?gio pol?tico e econ?mico".

Questionado sobre o posicionamento contr?rio ? chapa ?nica apresentada para a elei??o da Mesa Diretora, o vereador Roberto Cupollilo (Bet?o-PT) justificou a decis?o. "? uma Mesa muito pr?xima ao Poder Executivo e, como o PT faz oposi??o ao Governo, o voto contra ? uma coer?ncia do partido". A Mesa Diretora presidida por Bruno Siqueira tem os vereadores reeleitos Carlos Bonif?cio (Pastor Carlos-PRB) como vice-presidente e Jo?o do Joaninho (DEM) como segundo vice-presidente. O primeiro-secret?rio ? Jos? Laerte (PSDB) e o segundo-secret?rio ? Francisco Evangelista (Chico Evangelista - PP).

Posse

O prefeito Cust?dio Mattos, o vice Eduardo de Freitas (PDT) e os 19 vereadores tomaram posse diante de um Cine-Theatro Central lotado na tarde de ontem. A plateia, composta por convidados dos eleitos, funcion?rios da C?mara e da Prefeitura e populares, se manifestava a cada nome anunciado.

Entre os mais aclamados estavam os vereadores Ant?nio Martins (Tico-Tico - PP), Bet?o (PT) e Rodrigo Mattos (PSDB). Quando o nome do petista foi chamado, os militantes gritaram "mandato coletivo e dos trabalhadores". Antes da elei??o da Mesa Diretora, o vereador Jos? Tarc?sio (PTC) presidiu a cerim?nia, por ser o mais velho da legislatura 2009-2012. O parlamentar foi substitu?do por Bruno Siqueira, que conduziu o restante da solenidade.

Sa?de e pagamento do funcionalismo municipal

Cust?dio Mattos O prefeito Cust?dio Mattos (PSDB) inicia nesta sexta, dia 02 de janeiro, as atividades administrativas ? frente do Executivo municipal. Os primeiros passos da gest?o tucana passam pela Secretaria de Sa?de, apontada por Cust?dio como a mais problem?tica, com base no relat?rio elaborado pela equipe de transi??o e nas reuni?es com o ex-prefeito, Jos? Eduardo Ara?jo (PR).

O primeiro encontro com o secretariado aconteceu na tarde de quinta, dia 1? de janeiro, depois da solenidade de posse - realizada no Cine-Theatro Central - e da passagem do cargo, no pr?dio da Prefeitura. A conversa preliminar, segundo o prefeito, seria para dar as primeiras ordens e iniciar, efetivamente, o trabalho.

O pagamento de parte do funcionalismo p?blico municipal, que n?o foi feito por Jos? Eduardo Ara?jo por falta de recursos, ? uma das situa?es mais urgentes para a nova administra??o. "Essa eventualidade, de certa forma, j? era previs?vel. Temos uma boa parte da folha para pagar, as provid?ncias foram tomadas, e eu espero que a gente esteja em condi?es de pagar os funcion?rios, no mais tardar, at? o dia 9", afirma Cust?dio.

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF