De 25 a 30 de setembro de 2006

Por


::JFHoje
De 25 a 30 de setembro de 2006


Candidatos aproveitam o ?ltimo dia para fazer campanha no Cal?ad?o da Rua Halfeld
30/09/06 - Bastava olhar para o ch?o, que era poss?vel nota que o Cal?ad?o da Rua Halfeld virou um verdadeiro palanque no s?bado, dia 30 de setembro, ?ltimo dia permitido, pela Justi?a Eleitoral, para os candidatos fazerem propagandas pol?ticas em todo o pa?s. Pap?is picados, m?sicas e candidatos se encontrando para entregar seus "santinhos" e programas de governo, sem deixar passar a ?ltima chance de convencer o eleitor a votar no seu n?mero, no domingo, dia 1? de outubro.

Somados ?s 22 toneladas de lixo de varri??o, recolhidos pelos servidores do Demlurb todos os dias, a previs?o ? de que se recolha mais tr?s mil quilos por dia s? de lixo eleitoral, em Juiz de Fora, at? a v?spera das elei?es. Depois das elei?es, o Demlurb espera terminar o trabalho de limpeza em uma semana, come?ando pelos maiores col?gios eleitorais na regi?o central da cidade e em bairros como Santa Luzia, Manoel Hon?rio, S?o Mateus e Benfica.

Veja as fotos da campanha no Cal?ad?o, no s?bado:

PJF promete cumprir algumas reivindica??oes do Sinpro/JF 29/09/06 - A reuni?o entre a Comiss?o de Negocia??o do Sinpro/JF, o secret?rio de Administra??o e Recursos Humanos da PJF, Renato Garcia, e a secret?ria de Educa??o, Regina Mancini, realizada na PJF, ?s 15h, resultou em alguns comprometimentos por parte da prefeitura. Segundo a coordenadora geral do Sinpro/JF, F?tima Barcellos, a Mensagem do Executivo sobre a isonomia na gratifica??o de diretores e vices ser? enviada ? C?mara Municipal na pr?xima semana.

No dia 06 de outubro (sexta), a prefeitura ficou de dar uma resposta sobre o pagamento dos adicionais atrasados e sobre a retirada da Portaria 5698, que suspende por tempo indeterminado a libera??o das f?rias-pr?mio. As 32 rescis?es devem sair no dia 03 de outubro (ter?a), al?m da promessa de pagamento dos 4% atrasados de agosto em folha complementar.

A Assembl?ia dos professores continua marcada para acontecer no dia 18 de outubro. Por enquanto, o tema "paralisa??o" n?o ? citado pelo sindicato.

Rainha da Primavera da 3? idade ? escolhida em concurso
29/09/06 - A Rainha da Primavera da terceira idade foi escolhida na tarde de ontem, em um concurso promovido no Centro de Conviv?ncia do Idoso da AMAC. A vitoriosa foi a aposentada S?nia Maria S? da Rocha (foto ao lado), de 64 anos, que recebeu a coroa e a faixa da rainha do ano de 2005, Dora Floriano de Souza.

A rainha desfilou com mais 20 candidatas e faturou o t?tulo devido a sua simpatia e eleg?ncia, caracter?sticas destacadas pelo j?ri formado por Carlos Elias de Souza, estilista e desenhista de Moda, J?nior Bandeira, cabeleireiro e maquiador, ?rica Delgado, superintendente da Funalfa e Vanessa Lo?asso Bejani, superintendente da AMAC. Em segundo lugar, ficou classificada Zaira Costa Silva, de 78 anos, e em terceiro Maria da Concei??o Janu?rio, de 63.

Banc?rios de JF n?o aceitam proposta da Fenabran e avisam que a greve deve acontecer
29/09/06 - Na reuni?o da noite desta quinta-feira, dia 28 de setembro, os banc?rios de Juiz de Fora resolveram n?o aceitar a proposta da Federa??o Nacional dos Bancos e marcaram uma nova assembl?ia para a pr?xima segunda, dia 02 de outubro.

Nessa segunda a cidade deve conhecer o veredito final da classe no que diz respeito a greve que vem sendo ame?ada a mais de 40 dias. Conforme informou o presidente do sindicato dos Banc?rios, Carlos Alberto Nunes existe "uma chance de at? 95% da greve acontecer".

Depois da paralisa??o de 24 horas realizada na cidade na ?ltima ter?a, a classe se reuniu com a Fenabran, recebeu a proposta e na assembl?ia desta quinta discutiu a analisou os resultados da conversa??o.

Ainda insatisfeitos, devem votar pela greve na segunda - segundo explicou Nunes, s? n?o entraram ainda hoje porque querem trabalhar na legalidade e para isso seria necess?rio a convoca??o de uma assembl?ia.

A proposta da Fenabran oferece reajuste de 2%, sem reposi??o da infla??o, e PLR de 80% do sal?rio, mais R$ 816 de parte fixa, com mais R$ 500 no caso de o banco aumentar sua lucratividade em pelo menos 25%.

J? os banc?rios reivindicam reposi??o da infla??o do per?do de setembro de 2005 ? agosto de 2006, aumento real de 7,5%, amplia??o da participa??o nos lucros da empresa, isonomia para os afastados, amplia??o do hor?rio de atendimento banc?rio ao p?blico e seguran?a para os clientes e funcion?rios.

Em v?rios locais do Brasil, a classe j? optou por greve por tempo indeterminado. A cidade de Belo Horizonte, por exemplo, paralisou as atividades hoje.

INSS come?a a mandar resultados de per?cias pelos correios
29/09/06 - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) come?ou, nesta sexta-feira, dia 29 de setembro, a entregar resultados de pedido de aux?lio-doen?a e aposentadoria por invalidez pelos Correios. Antes, os resultados eram retirados na ag?ncia onde a per?cia tinha sido feita.

A mudan?a ocorreu ap?s greve de tr?s dias dos m?dicos peritos. Para voltar ao trabalho, uma das exig?ncias da categoria foi o envio dos resultados pelo correio, evitando agress?es a peritos.

Em Juiz de Fora a regra ? a mesma, mas n?o est? valendo a partir do atendimento desta sexta-feira. Conforme informou a assessoria de imprensa local, a previs?o ? de que em Juiz de Fora siga a determina??o nacional, mas eles ainda aguardam comunicado oficial do Minist?rio da Previd?ncia para saber a partir de qual data essa regra passa a valer na cidade.

J? foram sete casos de agress?es a servidores do INSS desde a morte da m?dica perita Maria Cristina Souza Felipe da Silva, em Governador Valadares (MG), no dia ?ltimo 13 de setembro.

A correspond?ncia ser? entregue pelos Correios com aviso de recebimento, devendo chegar em at? cinco dias ap?s a postagem. O prazo para entrar com recurso, em caso de indeferimento, contar? a partir da data do recebimento.

Mec lan?a programa de integra??o de Universidades Federais
28/09/06 - Entra em opera??o nesta sexta-feira, dia 29 de setembro, a Plataforma de Integra??o de Dados das Institui?es Federais de Ensino Superior (PingIfes) ? sistema criado pelo Minist?rio da Educa??o (MEC) com o objetivo de integrar os dados das 55 universidades federais do pa?s e acelerar o processo de coleta de dados das universidades p?blicas.

O programa foi lan?ado na semana passada pelo ministro da Educa??o, Fernando Haddad, e vai obter um planejamento mais detalhado da expans?o e da manuten??o das institui?es de ensino superior.

Segundo o Minist?rio da Educa??o, a proposta de integrar os dados das universidades em uma ?nica plataforma vai viabilizar a distribui??o do Or?amento para as institui?es de ensino de forma mais adequada.

Atualmente, a elabora??o do Or?amento das universidades ? calculada com base nos dados do Censo da Educa??o Superior, coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Isso significa, por exemplo, que o Or?amento 2007 tem como refer?ncia o Censo de 2004.

At? o pr?ximo s?bado, as 55 institui?es federais de ensino superior dever?o ter seus bancos de dados padronizados com informa?es sobre a vida acad?mica dos alunos. O sistema foi criado pela Secretaria de Educa??o Superior do MEC em parceria com o Laborat?rio de Computa??o Cient?fica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Camisetas e bon?s de campanha n?o podem ser distribu?dos por comit?s e candidatos
28/09/06 - Apesar do Tribunal Superior Eleitoral ter decidido esta semana que os eleitores podem usar camisetas, bon?s, broches ou d?sticos no dia das elei?es, estes materiais n?o podem ser distribu?dos pelos comit?s e candidatos. O TSE alerta que a manifesta??o deve ser individual e silenciosa. Por lei, fica permitida a venda de material exclusivamente dos partidos (institucional), n?o podendo citar nome de candidatos. Caso contr?rio, ser? considerado crime eleitoral.

Promotor tem escrit?rio arrombado e suspeita de bomba
28/09/06 - O promotor de Meio Ambiente, J?lio C?sar da Silva levou um susto quando chegou para trabalhar na manh? desta quinta-feira, dia 28 de setembro. Segundo ele mesmo informou ? ACESSA.com, por volta das 9h, quando chegou para trabalhar, percebeu que a porta do seu escrit?rio tinha sido arrombada.

J?lio disse que ficou preocupado, porque na ?ltima sexta-feira, dia 22 de setembro, ela havia recebido um comunicado da Pol?cia que afirmava tinha recebido uma den?nica an?nima avisando que J?lio iria passar por um atentado envolvendo uma bomba. Ligando as duas situa?es, o promotor resolveu acionar a pol?cia, per?cia e o Gate - Grupo de A?es T?ticas Especiais.

Nada foi encontrado no local, mas J?lio acredita que a liga??o para o 190 e o arrombamento possam ter detalhes em comum. "Foi uma ato de intimida??o, amea?a. Como o trabalho da gente incomoda a muitos, ficam fazendo isso. Isso demostra como n?s promotores trabalhamos sem seguran?a", afirmou.

Marcada reuni?o entre a prefeitura e o Sinpro/JF
28/09/06 - Os professores da rede municipal sa?ram em passeata e foram at? a porta da Secretaria de Educa??o em protesto. Depois, seguiram para a assembl?ia geral, marcada para ?s 15h. Segundo a coordenadora geral do Sinpro/JF, entre os assuntos discutidos, eles exigem a retirada imediata da Portaria 5698, de 12 de setembro de 2006, baixada pela prefeitura, que suspende por tempo indeterminado a libera??o das f?rias-pr?mio. "Exigimos a revis?o do plano de carreira e os pontos do acordo de greve, os pagamentos atrasados e a reuni?o com a prefeitura", declara.

A reuni?o com a PJF j? foi agendada para esta sexta, 29 de setembro, ?s 15h, entre a Comiss?o de Negocia??o do Sinpro/JF, o secret?rio de Administra??o e Recursos Humanos da PJF, Renato Garcia, e a secret?ria de Educa??o, Regina Mancini. "Vamos verificar a posi??o deles antes de falarmos em greve", comenta F?tima, que j? marcou nova assembl?ia dos professores para 18 de outubro (quarta).

Diab?ticos n?o v?o mais pagar rem?dio. SUS vai distribuir medica??o a partir de 2007
28/09/06 - Quem tem diabetes vai poder receber rem?dios de gra?a pelo Sistema ?nico de Sa?de (SUS) a partir de 2007. Nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, foi publicado do Di?rio Oficial da Uni?o a lei que garante esse tipo de benef?cio aos diab?ticos.

De acordo com a lei, o Minist?rio da Sa?de vai selecionar os medicamentos e materiais necess?rios para orientar a compra por parte dos gestores do SUS. A sele??o ser? revista e atualizada anualmente ou sempre que se fizer necess?rio, visando a adequa??o ao conhecimento cient?fico e ? disponibilidade de novos medicamentos e tecnologias.

Para receber os medicamentos, as pessoas interessadas precisam estar inscritas em programa de educa??o especial para diab?ticos. Em caso de atraso na entrega dos materiais e medicamentos, os diab?ticos poder?o requerer informa?es a respeito ?s autoridades sanit?rias municipais

Assembl?ia de Banc?rios de JF analisa a proposta da Fenabran. Decis?o de greve sai na segunda
28/09/06 - O Sindicato dos Banc?rios de Juiz de Fora deve se reunir na noite desta quinta-feira, para analisar a proposta apresentada pela Fenabran - Federa??o Nacional dos Bancos - que visa tentar impedir a paralisa??o geral dos banc?rios amea?ada nas ?ltimas semanas.

Segundo informou o Sindicato, caso eles decidam que o oferecido n?o atende as necessidades da classe, devem se encontrar na pr?xima segunda-feira, dia 02 de outubro, para tomar a decis?o de vez se paralisam as atividades banc?rias ou n?o.

Segundo a secret?ria do Sindicato, Cristina Moys?s h? grandes chances da paralisa??o por tempo indeterminado acontecer. Ela acredita que a proposta da Fenabran, de reajuste de 2%, sem reposi??o da infla??o, e PLR de 80% do sal?rio, mais R$ 816 de parte fixa, com mais R$ 500 no caso de o banco aumentar sua lucratividade em pelo menos 25% n?o deve passar pela assembl?ia realizada hoje.

Na ?ltima ter?a-feira, dia 26 de setembro, 13 ag?ncias de Juiz de Fora ficaram fechadas e aproximadamente 70% dos trabalhadores parados. A paralisa??o de 24 horas na cidade, tamb?m aconteceu em outros locais.

Os banc?rios reivindicam reposi??o da infla??o do per?do de setembro de 2005 ? agosto de 2006, aumento real de 7,5%, amplia??o da participa??o nos lucros da empresa, isonomia para os afastados, amplia??o do hor?rio de atendimento banc?rio ao p?blico e seguran?a para os clientes e funcion?rios.

Mega-Sena acumulada pela 11? vez consecutiva
28/09/06 - Quem gosta de uma "fezinha" pode faturar alto nos pr?ximos dias. ? que a Mega-Sena acumulou pela 11? vez consecutiva, o que n?o acontecia h? mais de 10 anos. A previs?o ? que o concurso 803, que ser? realizado dia 30, pague R$ 31 milh?es ao acertador das seis dezenas

As dezenas foram sorteadas na noite desta quarta-feira, dia 27 de setembro, pela Caixa Econ?mica Federal. Os n?meros do concurso 802 foram 06, 14, 18, 24, 48 e 60. A quina saiu para 117 apostadores, que v?o ganhar R$ 12.287,80 cada. J? cada um dos 8.216 acertadores da quadra embolsar?o R$ 174,32.

Nova sele??o para o FIES, com 100 mil vagas
28/09/06 - O or?amento de R$ 100 milh?es vai possibilitar que o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) beneficie 100 mil estudantes de faculdades particulares, desde que estas se inscrevam at? 1? de novembro (quarta). O termo de ades?o das mantenedoras de Institui??o de Ensino Superior (IES) deve ser enviado para a Caixa Econ?mica Federal atrav?s de ger?ncias de filial de Fundos e Seguros Sociais.

J? os alunos interessados em participar da sele??o, ter?o o per?odo de 06 de novembro (segunda) a 26 de novembro (domingo). Para se inscrever, entre no site http://fies.caixa.gov.br.

O financiamento ? baseado nas condi?es s?cio-econ?micas do estudantes. Os de fam?lias de baixa renda ganham mais pontos, assim como t?m prioridade aqueles que estudaram em escolas p?blicas durante todo Ensino M?dio ou ainda n?o possui curso superior completo. Outros quesitos que contam ponto s?o n?o habitar casa pr?pria ou da fam?lia e ter mais uma pessoa estudando em entidade particular.

O resultado do processo sai no dia 06 de dezembro (quarta) e o estudante selecionado vai ter 50% das mensalidades financiadas, sendo o benef?cio retroativo ao 2? semestre deste ano.

Previs?o de cerca de tr?s toneladas por dia de lixo eleitoral
28/09/06 - Somados ?s 22 toneladas de lixo de varri??o, recolhidos pelos servidores do Demlurb todos os dias, haver? mais tr?s mil quilos por dia s? de lixo eleitoral, em Juiz de Fora, at? a v?spera das elei?es. Esta ? uma previs?o do departamento, que j? escalou 60 servidores que j? trabalham em esquema especial de limpeza. O material recolhido vai para a Usina de Reciclagem de Lixo, em Nova Benfica.

A expectativa ? que depois das elei?es, o Demlurb termine o trabalho de limpeza em uma semana, come?ando os trabalhos pr?ximo aos maiores col?gios eleitorais na regi?o central da cidade e em bairros como Santa Luzia, Manoel Hon?rio, S?o Mateus e Benfica. Segundo a assessoria do Demlurb, ? preciso tamb?m conscientiza??o de alguns candidatos que jogam diversos "santinhos" pela janela dos carros em vez de distribu?-los individualmente ?s pessoas.

Camisas e bon?s de campanha poder?o ser usados no dia da elei??o
28/09/06 - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que os eleitores poder?o manifestar sua prefer?ncia eleitoral, no dia 1? de outubro (domingo), atrav?s de camisetas, bon?s e outros acess?rios. N?o ser? considerado crime eleitoral, segundo a Corte do Tribunal.

A decis?o, tomada na noite de 27 de setembro, entra em acordo com o artigo 67 da Resolu??o 22.261/06 que disp?e sobre a manifesta??o do eleitor contida no seu pr?prio vestu?rio. A regra da propaganda eleitoral ficou da seguinte maneira: "? permitida, no dia das elei?es, a manifesta??o individual e silenciosa da prefer?ncia do eleitor por partido pol?tico, coliga??o ou candidato, revelada no uso de camisas, bon?s, broches ou d?sticos, e pela utiliza??o de adesivos em ve?culos particulares".

Entre as proibi?es no dia das elei?es, est?o o uso de alto-falantes e amplificadores de som, a realiza??o de com?cios e de carreatas e a arregimenta??o de eleitor ou a propaganda de boca de urna.

Fonte: TSE

C?es e gatos devem ser vacinados
28/09/06 - No s?bado, dia 30 de setembro, c?es e gatos compareceram a um dos 80 postos de atendimento espalhados pela zona urbana de Juiz de Fora para tomar a dose anual da vacina anti-r?bica. Al?m dos postos nos bairros, as equipes estiveram no Parque Halfeld, pra?a do Bairro Jardim Gl?ria, igreja de S?o Pedro na Cidade Alta, pra?a de Benfica e Carrefour.

Segundo o setor de Zoonoses da Secretaria de Sa?de, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA), a indica??o da vacina ? para c?es e gatos a partir de tr?s meses de idade. Para os animais que tomam a vacina pela primeira vez dever? ser aplicada uma segunda dose da anti-r?bica no dia 28 de outubro.

Suspens?o das f?rias-pr?mio resulta em paralisa??o dos professores municipais
27/09/06 - A Portaria 5698, de 12 de setembro deste ano, baixada pela PJF, que suspende por tempo indeterminado a libera??o das f?rias-pr?mio, foi o que faltava para que os professores da rede municipal fizessem uma paralisa??o, segundo a coordenadora geral do Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro/JF), F?tima Barcellos.

"A Portaria veio coroar a insatisfa??o dos profissionais", diz. As f?rias-pr?mio s?o para os servidores municipais com cinco anos de exerc?cio efetivo. F?tima lembra que o corte deste direito j? ? uma realidade entre os educadores estaduais. "Mas isso n?o tem que acontecer", enfatiza.

A paralisa??o ser? nesta quinta, 28 de setembro, data em que acontece tamb?m uma Assembl?ia para discutir diversas pautas, ?s 15h, na Sociedade de Medicina. "H? v?rios pontos das negocia?es do acordo de greve que est?o pendentes".

Entre elas, a Mensagem do Executivo que fala sobre a isonomia na gratifica??o de diretores e vices, que ainda n?o foi enviada ? C?mara Municipal; a Sele??o Competitiva Interna dos Secret?rios Escolares, que possibilita os secret?rios mudarem de n?vel, e ainda n?o foi homologada pela prefeitura; o atraso no pagamento de adicional por forma??o e progress?o; demora no acerto das rescis?es de contratos; e as taxas do banco Ita? n?o foram revistas. "A prefeitura precisa negociar com o banco. O Ita? tem a folha de pagamentos dos professores. As taxas s?o alt?ssimas", afirma F?tima.

A coordenadora geral do Sinpro/JF afirma que os professores est?o indignados n?o s? pelos pontos pendentes do acordo de greve, mas pelo relacionamento com a Secretaria de Educa??o. Em agosto, o sindicato pediu uma reuni?o com o secret?rio de Administra??o e Recursos Humanos da PJF, Renato Garcia. "Ele disse que quando pudesse, entraria em contato e at? agora nada".

A coordenadora ainda n?o fala em greve e sim sobre a discuss?o em assembl?ia sobre a necessidade de se colocar em pr?tica o acordo. "Precisamos sentar e conversar com a prefeitura".

Candidatos com nomes iguais confundem popula??o no S?o Geraldo. Pol?cia Federal e Justi?a Eleitoral foram acionadas 27/09/06 - A Pol?cia Federal e a Justi?a Eleitoral foram acionadas na tarde de hoje, 27 de setembro, em Juiz de Fora, devido a uma den?ncia de propoganda eleitoral irregular contra o candidato a deputado estadual Jo?o Vitor Garcia (PPS). Segundo os moradoradores do bairro S?o Geraldo, panfletos e cartazes estavam sendo distribu?dos pelas ruas do bairro com o n?mero incorreto do candidato.

De acordo com o coordenador de propaganda e fiscaliza??o eleitoral, Gerson Ant?nio de Almeida, o material foi apreendido e encaminhado ? sede Pol?cia Federal. No final da tarde, foi verificado que o n?mero correspondia ao candidato a deputado estadual Jo?o V?ctor, da cidade de Tr?s Pontas (MG). O caso ser? investigado pela Justi?a Eleitoral.

Transporte Urbano de Juiz de Fora ganhar? bilhetagem eletr?nica 27/09/06 - Um decreto assinado na tarde de ontem, dia 26, pelo Prefeito Alberto Bejani, determinou a cria??o e implementa??o do sistema de bilhetagem eletr?nica no servi?o de transporte coletivo urbano de Juiz de Fora.

Com a nova medida, os usu?rios dos ?nibus ter?o que utilizar um cart?o que contabilizar? o pagamento da passagem nos ve?culos, assim como acontece nos grandes centros brasileiros, como S?o Paulo, por exemplo. Haver? cinco categorias de passagem, contemplando os benefici?rios de passagens gratuitas, vales-transporte e vales-comuns.

A previs?o ? de que o sistema esteja funcionando no per?odo de 180 dias. Nas pr?ximas semanas, ser? assinado pela ASTRANSP o contrato com a empresa que ir? operar o sistema. Dessa forma, ser?o evitadas falsifica?es, como as de vales-transporte, e ser? facilitada a capta??o de dados sobre o transporte urbano da cidade.

Estudantes com situa??o irregular no ENADE poder?o fazer a prova em novembro
27/09/06 - Os estudantes selecionados para fazer o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) em 2004 e 2005, mas n?o conseguiram realizar a prova ter?o uma segunda chance. As inscri?es para os alunos em situa??o irregular v?o at? a pr?xima semana, no dia 04 de outubro, quarta-feira, e podem ser feitas pelo endere?o eletr?nico www.inep.gov.br/superior/enade.

Para isso, os interessados devem procurar a institui??o de ensino onde fizeram a gradua??o e solicitar a participa??o no ENADE 2006. A prova ? obrigat?ria e os alunos que n?o comparecerem ao exame, no dia 12 de novembro, n?o receber?o o diploma.

O Minist?rio da Educa??o determinou que esses estudantes responder?o apenas ?s quest?es gerais da prova do Enade e ao question?rio socioecon?mico e estar?o dispensados da prova de conhecimentos espec?ficos da gradua??o.

Resultado de elei?es pela internet
27/09/06 - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai divulgar os resultados parciais e total das apura?es dos votos dos candidatos, partidos e coliga?es que est?o nas Elei?es 2006. Isto ser? feito atrav?s de um sistema chamado Divulga 2006. Para isso, o eleitor vai precisar fazer um download no dia 29 de setembro. Juntamente com o sistema, o eleitor vai baixar o manual e as p?ginas de ajuda para instala??o no computador. Os resultados parciais s?o atualizados periodicamente, resultados finais para cada cargo em disputa nas elei?es 2006 e dados estat?sticos como os percentuais de eleitos por cargo/partido.

Novos sem?foros em Juiz de Fora
26/09/06 - Mudan?as nos sinais de tr?nsito em Juiz de Fora. A partir desta semana, a Gettran come?a a instalar os primeiros sem?foros com tecnologia ? base de led (emiss?o de luz) na cidade.

Na Avenida Rio Branco, esquina com a Avenida Independ?ncia, as trocas j? come?aram. J? em funcionamento os sinais da Pra?a Ant?nio Carlos. Aproximadamente 45 sem?foros devem ser instalados em datas definidas, de acordo com a disponibilidade t?cnica do ?rg?o.

A novidade possui 30% mais ilumina??o tanto para pedestres quanto para motoristas e elimina o reflexo do sol. Al?m disso, ? mais econ?mica, pois o sistema tradicional gasta entre 60 e 110 watts, e os novos dispositivos t?m consumo m?dio de 9 watts.

Saque do FGTS tamb?m pode ser feito em loterias
26/09/06 - Quem tem direito de sacar o FGTS por motivo de demiss?o sem justa causa, t?rmino de contrato por prazo determinado ou extin??o parcial ou total de uma empresa, agora vai ter uma novo local para realizar a opera??o: qualquer correpondente da Caixa, como as lot?ricas, por exemplo, est?o autorizados a realizar esse tipo de pagamento.

Pelo novo sistema, todos os trabalhadores que tiveram seu comunicado de afastamento feito pela empresa e saldo de FGTS de at? R$ 600 podem receber nestes novos locais. Com a nova medida, al?m do atendimento simplificado com maior n?mero de locais para receber, os trabalhadores t?m tamb?m um hor?rio mais amplo ? disposi??o, j? que as lot?ricas atendem at? ?s 18h.

Anvisa interdita seis marcas de amendoim
26/09/06 - A Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (Anvisa) interditou lotes de seis marcas de amendoim fabricados por empresas de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e do Distrito Federal. Os produtos apresentaram teores da aflatoxina superiores aos permitidos pela legisla??o sanit?ria. A medida foi publicada no Di?rio Oficial.

A aflatoxina ? produzida por fungos e se desenvolve em condi?es adversas de armazenamento, como umidade. A ocorr?ncia ? mais comum no amendoim, alimento favor?vel ? prolifera??o do fungo. A ingest?o da aflatoxina em alimentos pode causar uma intoxica??o chamada aflatoxicose. A ingest?o de aflatoxina pode causar necrose aguda, cirrose e carcinoma de f?gado.

Esse tipo de contamina??o ocorre com maior intensidade em nozes, amendoins e outras sementes oleosas, inclu?do o milho e sementes de algod?o. Confira a lista de marcas de amendoins consideradas impr?prias para o consumo para a Anvisa:

Produto Marca Fabricante
Amendoim torrado e mo?do Primavera Cidol Com. e Beneficiamento de Cereais Ltda (MG)
Pa?oca Rolha Pitu Ind. e Com. de Doces Pitu Ltda (MS)
Amendoim Frito e Salgado Brasil Produtos Brasil - Lourismar Soares de ?vila - ME (DF)
Amendoim descascado cru Pacha Arcos Com. e Imp. Ltda (MG)
Amendoim cru UBON CAF Ind. e Com. de Alimentos Ltda (DF)
Amendoim Frito Zony Many Ind. e Com. De Doces Ltda (SC)

Licita??o para novo aterro sanit?rio e aumento no prazo do aterro no Salvaterra
26/09/06 - A partir do decreto n? 8915, publicado em maio de 2006, a cria??o do novo aterro sanit?rio foi discutido pelos t?cnicos do Demlurb, pelo professor de engenharia da UFJF, pelos vereadores, representantes dos Comiss?o Municipal de Catadores de Material Recicl?vel em audi?ncia p?blica no dia 25 de setembro (segunda). A licita??o, em fase final para homologa??o, vai escolher a empresa que dar? o destino final dos res?duos s?lidos urbanos do munic?pio, mas n?o far? a coleta de lixo.

A promessa ? de que n?o haver? altera??o para os catadores de papel. Depois de escolhida a empersa, a concess?o ser? de 25 anos, podendo, de acordo com as partes, ser prorrogado por mais 25 anos. De acordo com a assessoria de comunica??o da C?mara Municipal, apesar da licen?a da Feam para uso do Salvaterra como aterro sanit?rio terminar em outubro deste ano, a PJF deu mais 24 meses de prorroga??o, segundo Vilson de Souza, representante do Demlurb.

O decreto regula a implanta??o e opera??o do novo aterro sanit?rio e medidas como aquisi??o de im?vel, constru??o, conserva??o, manuten??o, moderniza??o, amplia??o e explora??o dos servi?os abrangendo ainda, estudos t?cnicos, servi?os, obras e aquisi??o de equipamentos necess?rios.

MEC divulga a lista dos estudantes que far?o o ENADE
25/09/06 - O Minist?rio da Educa??o deve divulgar hoje, 25 de setembro, a lista dos estudantes selecionados para fazer o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A prova ? obrigat?ria e os alunos que n?o comparecerem ao exame, no dia 12 de novembro, n?o receber?o o diploma.

Para saber se foi selecionado, o aluno deve entrar em contato com a Universidade ou Faculdade que est? vinculado ou acessar o endere?o pela internet www.inep.gov.br/superior/enade/.

Este ano, a previs?o ? de que cerca de 906 mil estudantes em todo o pa?s fa?am a prova. Os cursos avaliados ser?o os de Administra??o, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ci?ncias Cont?beis, Ci?ncias Econ?micas, Comunica??o Social, Design, Direito, Forma??o de Professores Educa??o B?sica, M?sica, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

Loteria acumula pr?mio de R$ 35 milh?es
25/09/06 - Depois de semanas recordes de ac?mulo, quatro loterias prometem pagar at? R$ 35 milh?es durante essa semana. Para quem gosta de fazer uma "fezinha" essa ? a hora de apostar na Mega-Sena, a Lotomania, a Quina e a Dupla Sena.

A Dupla Sena, em que uma ?nica aposta vale para dois sorteios no mesmo dia, deve render R$ 5,5 milh?es. O concurso 491 ser? sorteado a partir das 20h de ter?a-feira, dia 26 de setembro. Na mesma noite, sai o resultado do concurso 1656 da Quina, que deve pagar R$ 700 mil para quem acertar os cinco n?meros da faixa principal.

O pr?mio da Mega-Sena ser? sorteado na quarta-feira, dia 27 de setembro. ? a loteria com o maior pr?mio: R$ 28 milh?es. Aplicado na poupan?a, esse dinheiro renderia cerca de R$ 250 mil mensais.

A gratifica??o est? acumulada h? nove concursos. O ?ltimo vencedor levou R$ 12 milh?es, h? um m?s. A Lotomania, que tamb?m ser? sorteada na quarta-feira, deve pagar R$ 800 mil ao apostador que fizer 20 pontos.

Eleitores j? podem consultar o local da vota??o
25/09/06 - J? est? dispon?vel no site do Tribunal Regional Eleitoral (TSE) os locais de vota??o de cada eleitor. Quem tiver interesse em confirmar onde fica a cabine de vota??o determinada para o pr?ximo dia primeiro de outubro, pode consultar na internet.

Basta digitar os 11 n?meros do t?tulo eleitoral e um c?digo de seguran?a com seis caracteres, concedido pelo TSE, para obter a informa??o.Al?m de informar a zona eleitoral, os resultados dessa consulta ao site revelam se o t?tulo est? em dia ou pass?vel de cancelamento por parte da Justi?a Eleitoral.

Resultado das elei?es deve ser agilizado por pontos de transmiss?o remota
25/09/06 - O resultado das elei?es 2006 poder? ser agilizado pelos 98 pontos implantados para a transmiss?o remota dos n?meros apurados nas urnas eletr?nicas. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as localidades foram escolhidas de acordo com o tempo de apura??o nas ?ltimas elei?es, com o prazo ap?s ?s 21h.

Os pontos ser?o distribu?dos por 47 zonas eleitorais do interior. No Referendo de 2005, o recurso foi utilizado em 18 localidades de Minas Gerais e o tempo de apura??o das seis zonas eleitorais envolvidas foi reduzido em cerca de 3 horas.

Juiz de Fora est? inclu?da na lista das 41 novas zonas eleitorais que ter?o pontos de transmiss?o em alguma localidade rural.