Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2009, atualizada ?s 19 h

Mudan?as nos hor?rios de ?nibus de Juiz de Fora podem ser implementadas


Daniele Gruppi
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo de Juiz de Fora (Sinttro-JF), da Secretaria de Transportes e Tr?nsito (Settra) e das empresas de ?nibus de Juiz de Fora se reuniram nesta segunda-feira, dia 2 de fevereiro, para discutir mudan?as nos hor?rios e itiner?rios das linhas de ?nibus das oito companhias permission?rias do servi?o na cidade.

Segundo o vice-presidente do Sinttro, Paulo Avezani, ficou acertado que a Settra ter? 90 dias para fazer um levantamento dos problemas com o cumprimento dos hor?rios dos ?nibus e para implementar as altera?es necess?rias.

Para Avezani, a reuni?o foi positiva, visto que algumas mudan?as podem ocorrer imediatamente. O Sindicato defende que algumas linhas precisam ter aumento no tempo de viagem e que seja considerado o tempo de descanso do motorista no ponto final.

Em dezembro, o Sinttro realizou uma pesquisa que constatou problemas em 108 linhas, das 180 analisadas. As principais prejudicadas com os atrasos s?o as 42 linhas da Via??o Santa Luzia, que atendem mais de cem bairros da cidade. O pr?ximo encontro ser? na quarta-feira, dia 04, ?s 15 h.

Encontro com o prefeito

O vice-presidente do Sinttro tamb?m se encontrou nesta segunda com o prefeito Cust?dio Mattos. Segundo a assessoria da Prefeitura, o objetivo foi debater as propostas para qualificar e gerar emprego, considerando a crise econ?mica, as defici?ncias do transporte p?blico na cidade e a negocia??o salarial da categoria.