PJF anuncia alterações no trânsito durante o Carnaval Medida tem objetivo de reduzir o número de acidentes e melhorar o tráfego no entorno da passarela do samba


Patrícia Rossini
* Colaboração
19/02/2009

A Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRA) da Prefeitura de Juiz de Fora anunciou, nesta quinta-feira, dia 19 de fevereiro, as intervenções que serão feitas nas vias dos bairros Mariano Procópio e Santa Terezinha durante o Carnaval. Além das interdições, alterações de sentido e de circulação, o transporte coletivo também será afetado.

As principais mudanças no entorno da Passarela do Samba (veja tabela) começam a partir das 22h da próxima sexta-feira, dia 20, e permanecem até a quarta-feira de Cinzas, dia 25. Segundo previsão da SETTRA, o tráfego será normalizado até 18h do dia 25.

Segundo a chefe do departamento de engenharia de tráfego da SETTRA/JF, Sheila Menini, as medidas são necessárias para garantir a segurança dos foliões durante o feriado. "Apesar de o número de acidentes estar diminuindo, percebemos um aumento significativo nas ocorrências com vítimas. Por isso, é preciso fazer as mudanças no trânsito e orientar os motoristas."

Mesmo nos locais de interdição total, os agentes de trânsito podem ser consultados para liberação da entrada de moradores. Para orientação dos motoristas, 66 agentes de trânsito trabalharão, em esquema de plantão, 24h por dia nos pontos de maior circulação.

Prevenção

De acordo com o supervisor de transporte público da SETTRA, Rogério Simões Tavares, os condutores dos ônibus já estão orientados a ter atenção à velocidade. "Com as ruas mais vazias, é normal o motorista andar mais rápido nas vias com pouca circulação. Porém, pedimos aos profissionais que fiquem atentos, principalmente à presença de pessoas na pista de rolamento."

O vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança e Educação no Trânsito (Comset), Mário Jacometti, explica que o trabalho de prevenção aos acidentes do Carnaval começou em janeiro. "O Carnaval acontece na cidade inteira. Além das escolas de samba, temos vários blocos, festas particulares e concentrações em vários bairros diferentes. Por isso, temos que contar com o bom senso dos foliões quanto ao abuso de bebidas alcólicas e à mistura de bebida e direção."

Jacometti afirma que todos os taxistas da cidade foram orientados em relação às alterações de tráfego durante o Carnaval, e faz o apelo: "A melhor pedida é reunir os amigos e ir de táxi. Outra opção segura é alguém da turma ficar responsável pelo volante e não beber", orienta.

Acidentes

O levantamento dos acidentes de trânsito resgistrados na cidade entre os anos de 2001 e 2008 durante o Carnaval revela uma situação preocupante: apesar da redução no número de ocorrências, o número de vítimas é crescente.

O levantamento apresentado pela PJF mostra que o maior número de ocorrências foi registrado em 2003. Foram 74 acidentes durante o Carnaval, 19 a mais do que no ano passado. Apesar disso, 2008 bateu o recorde no número de vítimas: 40, contra 37 em 2003. Segundo informações do secretário de transporte e trânsito, Márcio Bastos, não há registro de vítima fatal. "Como os registros são feitos no local do acidente, não temos como saber o que acontece com as vítimas depois do socorro."

Ainda de acordo com o levantamento, o horário de pico de acidentes é entre 16h e 18h. Nos Carnavais de 2001 a 2008, foram registrados 76 acidentes nesse horário.

Transporte coletivo

Algumas linhas de ônibus terão o itinerário alterado nos dias de folia. Confira:

  • Viação Tusmil
  • Os veículos que trafegam no sentido bairro-centro não sofrerão alterações. Já no sentido centro-bairro, o itinerário das linhas 511, 512, 514, 516 e 528, que atendem à região do bairro Borboleta serão alterados.

  • Viação São Francisco
  • As linhas 700, 701, 702, 704, 705, 709 e 737, que circulam pela avenida dos Andradas, terão o itinerário alterado nos dois sentidos.

    No caso dos coletivos que trafegam pela avenida Barão do Rio Branco, as mudanças são válidas apenas para o sentido Zona Norte - centro.

  • Viação Santa Luzia
  • Todas as linhas serão alteradas no sentido beirro-centro, com exceção das que passam pela Garganta do Dilermando. O itinerário centro-bairro não sofrerá alterações.

  • Viação Norte
  • O trajeto dos veículos 630 e 640, que atendem à rodoviária, será modificado apenas no sentido bairro-centro. O mesmo vale para as linhas 604 e 620. As demais linhas da viação terão o itinerário alterado nos dois sentidos.

    * Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social da UFJF.

    Conteúdo Recomendado

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.