Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009, atualizada ?s 19h

ACEJF prop?e cria??o de um camel?dromo anexo ao CCBM


Da Reda??o

A Associa??o Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF) se mobiliza para apresentar ? Prefeitura Municipal uma proposta de cria??o de um local para funcionamento de um camel?dromo na cidade.

Segundo o presidente da ACEJF, Alo?sio Jos? de Vasconcelos Barbosa, a ideia ? construir o centro de com?rcio popular anexo ao Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), com 480 boxes. "Al?m da galeria popular, queremos abrir pisos para garagem. Desta forma, resolvemos outro problema do centro, que ? a falta de vagas"

Para Barbosa, o camel?dromo seria vantajoso para comerciantes, camel?s e consumidores. "Os ambulantes teriam mais seguran?a e melhores condi?es de trabalho. As vias p?blicas n?o ficariam ocupadas pelas barracas, o que beneficiaria pedestres e comerciantes. A desobstru??o das vias p?blicas tamb?m contribuiria para o projeto de revitaliza??o do centro da cidade".

O presidente da ACEJF visitou o camel?dromo de Volta Redonda para avaliar o projeto desenvolvido na cidade. "A experi?ncia de Volta Redonda pode nos ajudar nesse processo. ? um exemplo de um centro de com?rcio popular bem sucedido."

O presidente do Sindicom?rcio, Emerson Belloti, afirma que a entidade tamb?m levanta a mesma bandeira da ACEJF. "Os ambulantes passar?o a ter uma estrutura melhor para trabalhar. N?o v?o precisar se preocupar, por exemplo, com a chuva, e o centro de Juiz de Fora ser? revitalizado."

A secret?ria de Atividades Urbanas, Sueli Reis, diz que qualquer decis?o da Prefeitura em rela??o ? ado??o de projetos para os ambulantes ser? discutida com os representantes da categoria. Para ela, precisa haver um ordenamento no uso da barraca. "Os ambulantes deixam cadeiras e caixotes ao lado da barraca, sendo que isto n?o ? permitido."

Foto camel? Foto camel?
Opini?o dos ambulantes

N?o h? consenso entre os ambulantes sobre a implanta??o de um camel?dromo. O camel? Sebasti?o Expedido concorda com a cria??o de um espa?o para os ambulantes trabalharem. Entretanto, ele faz uma ressalva. "Se os clientes n?o forem fazer suas compras no camel?dromo, todos os ambulantes voltar?o para as ruas."

O ambulante Jos? Eug?nio da Silva ? a favor do centro de com?rcio popular, desde que seja constru?do no centro. "Havia rumores de constru?-lo no Terreir?o do Samba, mas l? ningu?m vai." Segundo ele, a proposta de constru??o pr?xima ao CCBM atende os seus anseios.

A camel? T?nia Dutra (foto acima e ? direita) endossa o coro daqueles profissionais que se posicionam contra. "A Prefeitura tirou os camel?s da rua S?o Jo?o. Agora, voc? passa pela via e percebe que ela est? morta. O com?rcio acabou. Vai acontecer a mesma coisa com a rua Marechal. N?o atrapalhamos os lojistas, tem espa?o para todos."

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes