Quarta-feira, 11 de março de 2009, atualizada às 17h54

Quatrocentos quilos de alimentos com data de validade vencida são apreendidos no Bom Clima


Clecius Campos
Repórter

Quatrocentos quilos de alimentos foram apreendidos por fiscais da Prefeitura, numa padaria no bairro Bom Clima, na manhã desta quarta-feira, 11 de março. Segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura, a ação foi desencadeada por uma denúncia. No local, os fiscais encontraram diversos produtos com a data de validade vencida, como creme de leite, biscoitos, macarrão instantâneo, mistura para bolos, entre outros.

É a quarta apreensão feita pelo Departamento de Fiscalização da Prefeitura, que vai pedir a interdição do local e aplicar uma multa de aproximadamente R$2.400 ao proprietário.

Fiscalização noturna

Na noite da última sexta-feira, dia 6 de março, fiscais da Prefeitura visitaram 16 bares e restaurantes e expediram intimações e diligências fiscais, nos bairros São Mateus e Alto dos Passos. A maioria deles fica nas ruas Dom Viçoso, Morais e Castro, São Mateus, Severiano Sarmento, e avenida Independência.

As irregularidades encontradas foram relativas ao descumprimento do Código de Posturas do Município, à falta de alvará de localização e à higiene dos estabelecimentos. Em um dos estabelecimentos, foram encontrados mais de 162 quilos de carne clandestina, além de 21 quilos do produto deteriorado. O proprietário do local foi autuado por infração e o produto foi apreendido e levado ao aterro sanitário. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, as ações noturnas vão continuar.

Denúncias

Muitas ações de fiscalização são motivadas por denúncias da comunidade. Segundo informações da Secretaria de Atividades Urbanas, desde o início do ano, o Departamento de Fiscalização recebeu 12 denúncias de irregularidades em estabelecimentos comerciais. O telefone para denúncias é o (32) 3690-7291.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes